Procurar

Fenerbahçe estranha 'namoro' entre Benfica e Mourinho: "Coincidências..."

Ali Koç quebra o silêncio, a propósito do princípio de acordo alcançado entre o treinador português e os encarnados, na sequência da demissão de Bruno Lage, precipitada pela derrota perante o Qarabag, por 2-3.

Fenerbahçe estranha 'namoro' entre Benfica e Mourinho: "Coincidências..."

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
17/09/2025 14:59 ‧ há 2 semanas por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Turquia

O presidente do Fenerbahçe, Ali Koç, quebrou, ao início da tarde desta quarta-feira, o silêncio a propósito do facto de o Benfica ter alcançado um princípio de acordo com José Mourinho - tal como foi noticiado pelo Desporto ao Minuto - na sequência da demissão de Bruno Lage, precipitada pela (inesperada) derrota sofrida no arranque da fase de liga da Liga dos Campeões, perante o Qarabag, em pleno Estádio da Luz, por 2-3.

 

"Tomei conhecimento das notícias da chegada de José Mourinho ao Benfica, esta manhã, mas não sei se são verdade. Se forem, posso chamar a isso uma estranha coincidência da vida", afirmou, em declarações prestadas à estação televisiva turca TRT Spor, referindo-se aos 'pontos de contacto' estabelecidos entre ambas as partes, esta época.

O primeiro, recorde-se, teve lugar ainda no desenrolar da pré-temporada. Mais concretamente, no passado dia 26 de julho, quando, na qualidade de treinador do Fenerbahçe, o português foi ao Estádio da Luz, em Lisboa, disputar a edição de 2025 da Eusébio Cup, tendo acabado por sair derrotado, por 3-2.

Portugueses e turcos voltariam a defrontar-se por mais duas vezes, entretanto, desta feita, a 'doer', no playoff de acesso à fase de liga da Liga dos Campeões. A primeira mão, disputada no Sukru Saracoglu Stadium, em Istambul, terminou empatada a 'zeros', ao passo que a segunda, realizada no Estádio da Luz, culminou num triunfo encarnado, por 1-0.

Pelo meio, as duas formações protagonizaram uma autêntica 'novela', em torno de Kerem Akturkoglu, que, após uma série de avanços e recuos, acabou mesmo por abandonar Portugal para regressar a 'casa', a troco de uma verba na ordem dos 22,5 milhões de euros, que pode ascender aos 25 milhões de euros, mediante o cumprimento de objetivos desportivos.

O acordo deu-se na reta final do passado mercado de transferências de verão. Curiosamente, no dia seguinte, José Mourinho acabaria por ser demitido do comando técnico do Fenerbahçe, fruto de um arranque de temporada aquém das expetativas, em que perfez um registo de duas vitórias, dois empates e duas derrotas ao cabo de seis partidas oficiais, em todas as competições.

Benfica quer Mourinho já no sábado

As negociações entre Benfica e José Mourinho estão prestes a chegar a bom porto, sendo que o objetivo do clube passa por estreá-lo no banco de suplentes já no encontro da sexta jornada da I Liga, perante o AVS, que está agendado para as 18h00 (hora de Portugal Continental) do próximo sábado, na Vila das Aves.

Um encontro de capital importância para os encarnados, uma vez que surge logo após dois resultados menos conseguidos, isto é, do empate a uma bola com o Santa Clara (o primeiro 'deslize' na I Liga) e da derrota perante o Qarabag, por 2-3 (que pode colocar em causa as contas do apuramento para a próxima fase da Liga dos Campeões.

Neste último embate, recorde-se, as águias chegaram a ter na mão uma vantagem de dois golos, tendo estes sido marcados por Enzo Barrenechea e Vangelis Pavlidis, aos 6 e 16 minutos, respetivamente. A resposta surgiu pelos pés de Leandro Andrade, Camilo Durán e Oleksii Kashchuk, aos 30, 48 e 86 minutos, respetivamente.

Leia Também: Bruno Lage quebra o silêncio: "Benfica? Não nos permitiram fazer melhor"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si