A Liga Portugal deu início, esta segunda-feira, à entrega dos habituais prémios mensais, desde a baliza ao ataque, tanto na I Liga, como na segunda divisão. No que à elite do futebol português diz respeito, os galardões referentes ao guarda-redes e ao defesa do mês 'fugiram' aos três ditos 'grandes' Sporting, Benfica e FC Porto, acabando por irem parar... a Famalicão.
Lazar Carevic foi eleito o guardião do mês de agosto, enquanto Justin de Haas agarrou o prémio de melhor defesa no referido período, tudo isto numa altura em que o clube do Minho surge no segundo lugar, com dez pontos, a dois do imparável FC Porto e com mais um do que Sporting, Moreirense e Benfica (menos um jogo).
O guarda-redes de Montenegro é, até ao momento, o único sem golos sofridos na presente edição do campeonato, ao fim de quatro jogos, que resultaram em três triunfos (Santa Clara, Tondela e AVS) e um empate (Gil Vicente). Para esse efeito, valeram as 19 defesas protagonizadas ao longo do mês.
Com 30,95% dos votos dos treinadores principais da competição, Lazar Carevic bateu a concorrência muito próxima de Diogo Costa, do FC Porto, com 28,57%, bem como de Andrew Ventura, do Gil Vicente, com 9,52% da votação, a fechar o pódio.
4️⃣ jogos + 4️⃣ clean sheets = ABANCA 𝗚𝘂𝗮𝗿𝗱𝗮-𝗥𝗲𝗱𝗲𝘀 𝗱𝗼 𝗠𝗲̂𝘀
— Liga Portugal (@ligaportugal) September 8, 2025
Lazar Carević demonstrou segurança máxima e foi escolhido pelos treinadores como o melhor guardião da #LigaPortugalBetclic!#FCF pic.twitter.com/P7NTrSJHIc
Mais à frente, o defesa internacional pelas camadas jovens dos Países Baixos figurou como totalista nas quatro partidas realizadas pela equipa de Hugo Oliveira na I Liga, contribuindo para a solidez defensiva e para que o seu colega Lazar Carevic não concedesse qualquer golo.
Com 18,25% da votação dos principais treinadores da competição, Justin de Hass superou, assim, a concorrência de Leonardo Lelo, do Sporting de Braga, com 16,67%, assim como de Jan Bednarek, do FC Porto, com 15,87% dos votos, num pódio em que todos eles ficaram bem perto uns dos outros.
Liderança 🤵️ e segurança 🫡, as qualidades de 𝗝𝘂𝘀𝘁𝗶𝗻 𝗗𝗲 𝗛𝗮𝗮𝘀!
— Liga Portugal (@ligaportugal) September 8, 2025
O capitão ©️ do FC Famalicão foi o favorito dos treinadores e é o ABANCA 𝗗𝗲𝗳𝗲𝘀𝗮 𝗱𝗼 𝗠𝗲̂𝘀 na #LigaPortugalBetclic!#FCF pic.twitter.com/NfZ77WdqmL
Já na II Liga, Samu (Marítimo) e Dylan (Lusitânia de Lourosa) venceram os prémios de melhor guarda-redes e defesa do mês da II Liga, respetivamente.
Leia Também: Famalicão é líder antes do Sporting-FC Porto. Vitória SC volta a perder pontos
Leia Também: Boas notícias para o Sporting em Famalicão. Peso pesado estará de volta