Sortes distintas nos dois jogos da quarta jornada da I Liga que arrancaram às 18 horas deste sábado a norte de Portugal. Se na Vila das Aves houve sorrisos em tons de azul, o Estádio D. Afonso Henriques contou com um jogo que foi disputado até ao fim.
Comecemos pelo encontro entre o AVS e o Famalicão. Depois do empate sem golos na receção da última jornada ao Gil Vicente, o conjunto orientado por Hugo Oliveira foi vencer à Vila das Aves, por 0-1. A primeira parte terminou sem golos.
O conjunto famalicense esteve melhor durante o primeiro tempo, mas houve muita cerimónia na hora de atirar à baliza. Elisor falhou duas boas ocasiões para abrir a contagem. Por seu turno, o AVS foi mais vertical e também podia ter chegado ao golo, como se comprava no lance de Diego Duarte aos 37 minutos. Completamente solto, o avançado do conjunto orientado por José Mota cabeceou muito ao lado da baliza.
A segunda metade começou com uma grande complicação para o Famalicão. Em cima do minuto 56, Léo Realpe viu o segundo cartão amarelo na partida e deixou a sua equipa com menos um jogador. Quase de imediato, e na sequência de um pontapé de canto, Aderllan Santos apareceu a cabecear para boa defesa de Carevic.
Apesar de reduzidos a dez unidades, os minhotos alcançaram a vitória. Decorria o minuto 70 quando surgiu o único golo do encontro. Após um pontapé de canto batido na direita, o central Justin de Haas apareceu a cabecear certeiro.
Com este triunfo, o Famalicão salta para a liderança provisória do campeonato com 10 pontos. Por seu turno, o AVS é 16.º classificado com apenas um ponto.
Vitória SC soma novo empate
O Vitória SC falhou o regresso aos triunfos no campeonato, empatado na receção ao Arouca (1-1), que somou a segunda igualdade seguida na competição.
Após a surpreendente derrota na última jornada no dérbi minhoto diante do Moreirense, Luís Pinto promoveu cinco alterações na equipa inicial. O capitão Tomás Handel ficou, inclusive, fora da ficha de jogo por, alegadamente, estar de saída dos vitorianos.
No estádio D. Afonso Henriques, o conjunto da casa entrou melhor e contou com um golo anulado aos 21 minutos. O tento de Gustavo Silva foi revertido com recurso ao VAR porque a bola transpôs a linha lateral no início do lance.
O primeiro golo do Vitória SC acabou por aparecer aos 31 minutos. Após um livre cobrado para a área por João Mendes, João Valido tentou socar a bola, mas ficou mal na fotografia. Gustavo Silva insistiu e atirou um remate de ressaca, de forma acrobática, para o fundo das redes.
A resposta do Arouca foi pronta e logo com o golo do empate. Trezza apareceu bem a cruzar na direita, e, no coração da área, Djouahra cabeceou sem oposição para o fundo das redes em cima do minuto 35. A qualidade do futebol decresceu na segunda parte e o resultado não voltou a sofrer mais alterações.
Com este resultado, o Vitória SC passou a somar quatro pontos no décimo lugar. O Arouca tem cinco pontos e ocupa a oitava posição.
Leia Também: EM DIRETO: Joga-se em Guimarães e nas Aves antes do grande Clássico