Tito Arantes Fontes, antigo presidente do Grupo Stromp, recorreu, esta quinta-feira, ao espaço de opinião que assina no Jornal Sporting, para tecer críticas ao discurso de Francesco Farioli antes do Clássico (1-2), disputado no Estádio de Alvalade no passado sábado, em relação ao facto de os leões terem jogado em superioridade numérica nos dois jogos anteriores. Os adeptos do FC Porto também não foram poupados pelo ex-dirigente.
"O treinador do FC Porto, Farioli de seu nome, estreou-se nos grandes jogos nacionais com uma autêntica 'fariolada'! Então não é que o homem, no lançamento do jogo, se colocou a falar do facto de o Sporting jogar habitualmente contra 'dez' jogadores… Foi uma cena ridícula! Alguém lá em cima, no FC Porto, que lhe dê as páginas todas das últimas décadas, no mínimo dos últimos cinco anos, para o homem saber o que diz", começou por escrever.
"É que falar na base de 'resumos facciosos' dá no que deu… O homem deu-se ao ridículo e foi desmentido de modo brutal pela generalidade da comunicação social portuguesa! Além, naturalmente, de fustigado nas redes sociais pela sua 'fariolada'! Um conselho, Farioli estuda a história do futebol português! E não vás nas 'estórias da carochinha' que, no FC Porto, te querem vender…", acrescentou de seguida Tito Arantes Fontes.
De seguida, o polémico incidente que culminou em 17 adeptos do Sporting feridos, por culpa de um vidro partido na bancada visitante, cujos estilhaços caíram para a parte inferior daquela zona do Estádio José Alvalade, também mereceu uma reação de Tito Arantes Fontes, recordando até a "negritude dos anos papais" em referência aos tempos de Pinto da Costa para questionar a postura da direção encabeçada por André Villas-Boas.
"Os adeptos do FC Porto vandalizaram e partiram os vidros da bancada em que se encontravam colocados no José Alvalade. Fizeram-no de modo propositado, com dolo, como se vê nas inúmeras imagens que já passaram nas nossas televisões. Com o seus atos feriram 17 pessoas (os meus naturais e sentidos votos de recuperação total!), que se encontravam debaixo dessa bancada! Esperei até agora por um comunicado do FC Porto a lamentar o sucedido e a solidarizar-se com os 17 feridos. É o que qualquer clube de bem teria feito. Foi o que o Sporting CP fez no episódio do carro com cinco portistas, em Junho deste ano, com a emissão de um comunicado logo no próprio dia do incidente, escassas horas depois do mesmo ter ocorrido", recordou.
"Pois bem… O que fez o FC Porto até agora? Tantos dias e horas depois? Nada! Silêncio ensurdecedor! Triste e lamentável, FC Porto! Diziam que - depois da negritude dos 'anos papais' - iam 'virar a página', que queriam 'mudar'... mas, afinal, é mais do mesmo! Ou pior! E longe, muito longe mesmo, vão os tempos do verdadeiro portista Dr. Domingos Gomes e da sua postura, coragem, dedicação ao outro e bem saber, como tão bem demonstrou, a 7 de Maio de 1995, no fatídico episódio do 'varandim' no velhinho José Alvalade", rematou sobre o tema.
Além disso, o ex-presidente do Grupo Stromp apontou ainda à conquista do tricampeonato, apesar da derrota caseira diante do FC Porto, que custou a liderança à formação de Rui Borges, recordando mesmo o nome dos atuais lesionados como sendo as próximas "aquisições de luxo".
"Corolário do resultado é termos largado a liderança do campeonato, que passou para o nosso adversário de sábado. Certo é, contudo, e a bem da verdade, que estamos na luta, dependemos só de nós próprios e temos equipa! E mais equipa vamos ter com as recuperações (verdadeiras 'aquisições de luxo', se estivessem no tal de 'mercado') de Nuno Santos, Daniel Bragança, Maxi Araújo, Ousmane Diomande e Hidemasa Morita, a que acresce a recente integração nos trabalhos do pendular Matheus Reis. Ou seja… temos tudo para lutar pelo Tri! Vamos a ele! Força, equipa! Viva o Sporting", sublinhou.
Leia Também: Varandas ataca adeptos do FC Porto: "Selvagens que não devem..."
Leia Também: FC Porto avança com queixa e Sporting arrisca jogo(s) à porta fechada