A UEFA divulgou, esta quinta-feira, a composição completa da equipa de arbitragem que irá estar no duelo entre Arménia e Portugal, agendado para este sábado, com destaque para a nomeação do inglês Anthony Taylor, ele que não tem propriamente um histórico sorridente com a seleção das quina.
O experiente juiz, de 46 anos, estará no Republican Stadium after Vazgen Sargsyan, em Erevan, acompanhado pelos assistentes Gary Beswick e Adam Nunn, enquanto Robert Jones será o quarto árbitro.
Naquela que é uma equipa 100% inglesa, Peter Bankes (VAR) e Stuart Attwell (AVAR) acabaram por ser os nomeados para integraram a sala de videoarbitragem.
De recordar que, dos quatro jogos dirigidos por Anthony Taylor, Portugal apenas sorriu numa partida, precisamente a última, diante da Macedónia do Norte (2-0), em março de 2022, no Estádio do Dragão, no acesso ao Campeonato do Mundo do Qatar, no referido ano.
Antes disso, o juiz inglês começou por arbitrar um jogo particular frente aos Estados Unidos da América, com um empate (1-1) registado em novembro de 2017, ao qual se seguiram duas derrotas. A primeira aconteceu diante da Ucrânia (2-1), em outubro de 2019, no caminho até ao Euro'2020, seguindo-se o desaire frente à Alemanha (2-4) na fase de grupos do Campeonato da Europa, que se disputou em 2021 por força dos constrangimentos provocados pela pandemia da Covid-19.
Decisão conhecida após uma alteração de Roberto Martínez
O último dia de trabalhos da seleção de Portugal em território nacional, esta quinta-feira, antes da partida para a Arménia, ficou marcado por uma novidade nos eleitos de Roberto Martínez para o duplo compromisso no arranque da fase de qualificação para o Mundial'2026. Diogo Dalot sai, Nuno Tavares entra.
O lateral-direito do Manchester United sentiu um desconforto muscular, razão pela qual acabou por ser dispensado pela Unidade de Saúde e Performance da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Tal cenário levou o selecionador nacional a tomar uma rápida decisão na hora de substituir o defesa.
Dessa forma, Nuno Tavares será o jogador a juntar-se aos trabalhos da seleção das quinas, já em Erevan, capital da Arménia, com a viagem do jogador da Lazio a acontecer, igualmente durante esta quinta-feira, a partir de Roma.
Recorde-se que a sua única internacionalização aconteceu em novembro de 2024, na goleada diante da Polónia (5-1), a contar para a fase de acesso à final four da Liga das Nações, numa partida em que foi opção a partir do banco nos últimos minutos.
De referir que a fase de qualificação de Portugal arranca na Arménia, este sábado, com jogo agendado para as 17 horas (horário de Portugal Continental), seguindo-se o duelo diante da Hungria, igualmente fora de portas, no próximo dia 9, a partir das 19h45.
Leia Também: Diogo Dalot é dispensado e substituto junta-se a Portugal... na Arménia
Leia Também: Vitinha alimenta sonho de Portugal: "Quem não quer ganhar o Mundial?"