O último dia de trabalhos da seleção de Portugal em território nacional, esta quinta-feira, antes da partida para a Arménia, ficou marcado por uma novidade nos eleitos de Roberto Martínez para o duplo compromisso no arranque da fase de qualificação para o Mundial'2026. Diogo Dalot sai, Nuno Tavares entra.
O lateral-direito do Manchester United sentiu um desconforto muscular, razão pela qual acabou por ser dispensado pela Unidade de Saúde e Performance da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Tal cenário levou o selecionador nacional a tomar uma rápida decisão na hora de substituir o defesa.
Dessa forma, Nuno Tavares será o jogador a juntar-se aos trabalhos da seleção das quinas, já em Erevan, capital da Arménia, com a viagem do jogador da Lazio a acontecer, igualmente durante esta quinta-feira, a partir de Roma.
Recorde-se que a sua única internacionalização aconteceu em novembro de 2024, na goleada diante da Polónia (5-1), a contar para a fase de acesso à final four da Liga das Nações, numa partida em que foi opção a partir do banco nos últimos minutos.
De referir que a fase de qualificação de Portugal arranca na Arménia, este sábado, com jogo agendado para as 17 horas (horário de Portugal Continental), seguindo-se o duelo diante da Hungria, igualmente fora de portas, no próximo dia 9, a partir das 19h45. De referir que o árbitro da primeira partida será ajuizada pelo inglês Anthony Taylor, no Republican Stadium after Vazgen Sargsyan.
Já em outubro, a seleção nacional recebe a República da Irlanda no Estádio José Alvalade, no dia 11 do referido mes, pelas 19h45, três dias antes de medir forças novamente com a Hungria, no mesmo reduto e à mesma hora. As últimas duas rondas ficam 'guardadas' para novembro, altura em que Portugal visita o território irlandês, no dia 13 desse mês, pelas 19h45, até que recebe a Arménia em solo luso, no dia 16, num estádio ainda por designar.
Eis a lista atualizadados 23 convocados:
Guarda-redes: Diogo Costa (FC Porto), Rui Silva (Sporting) e José Sá (Wolverhampton);
Defesas: Nuno Tavares (Lazio), João Cancelo (Al Hilal), Nuno Mendes (Paris Saint-Germain), Gonçalo Inácio (Sporting), Rúben Dias (Manchester City,), António Silva (Benfica) e Renato Veiga (Villarreal);
Médios: João Palhinha (Tottenham), Rúben Neves (Al Hilal), João Neves (Paris Saint-Germain), Vitinha (Paris Saint-Germain), Bruno Fernandes (Manchester United), Pedro Gonçalves (Sporting) e Bernardo Silva (Manchester City);
Avançados: João Félix (Al Nassr), Francisco Trincão (Sporting), Francisco Conceição (Juventus,), Pedro Neto (Chelsea), Gonçalo Ramos (Paris Saint-Germain) e Cristiano Ronaldo (Al Nassr).
[Notícia atualizada às 10h19]
Leia Também: Vitinha alimenta sonho de Portugal: "Quem não quer ganhar o Mundial?"
Leia Também: Portugal inicia qualificação para Mundial como 'superfavorito' na Arménia
Leia Também: Seleção portuguesa costuma começar bem e Martínez aponta ao Mundial'2026