Vitinha marcou presença, esta quinta-feira, na conferência de imprensa, na Cidade do Futebol, em Oeiras, em jeito de antevisão ao duplo compromisso no arranque da fase de qualificação para o Mundial'2026, diante de Arménia e Hungria.
Ainda antes do último treino a anteceder a viagem para Erevan, o médio do PSG apontou a "responsabilidade" de Portugal em apontar a patamares mais altos, com o sonho do Campeonato do Mundo no horizonte, já depois das conquistas do Europeu e da Liga das Nações.
No plano pessoal, Vitinha foi questionado pela fórmula adotada na 'fuga' às lesões - algo que não acontece desde os tempos no FC Porto - e, para além do tema do cansaço entre equipa e seleção, ainda falou da corrida à Bola de Ouro, com especial destaque para o colega e compatriota João Neves.
Destaques
- há 2 dias
- há 2 dias
- há 2 dias
Em direto
Termina a conferência
Miguel Simões há 2 dias
Está encerrada a conferência de imprensa, à qual se segue o último treino na Cidade do Futebol, antes da viagem para Erevan.
Falta de golos?
Miguel Simões há 2 dias
"Não me queixo dos números que tenho tido, tanto em golos, como em assistências. Mesmo quando não és avançado, o futebol hoje em dia reflete-se muito em golos e assistências e eu não gosto. É verdade que é um domínio que ainda quero melhorar e acrescentar mais. Nunca vou forçar porque irei sempre ver o que é melhor para a equipa. É um bocado o espelho do futebol hoje em dia. Pede-se golos a defesas e médios... Espero ajudar a seleção, mas tenho tido números agradáveis".
Vitinha escapa a lesões desde o FC Porto
Miguel Simões há 2 dias
"Não vamos muito falar sobre isso [risos]. Não sei, não sei. Às vezes é sorte. Genética talvez. A preparação também conta. Hoje em dia toda, a gente é muito profissional. As lesões acabam por chegar a quem está mais propenso. Felizmente não tenho tido. Não quero falar muito sobre isto e espero continuar a não ter".
João Neves na discussão da Bola de Ouro
Miguel Simões há 2 dias
"Merece, merece. Está nos 30 nomeados. É um miúdo especial. Fico muito feliz por ver coisas como vi neste último jogo do PSG. Não me lembro de ninguém fazer um hattrick desta forma, com dois pontapés de bicicleta. Ainda por cima um médio... É de louvar. É continuar a acompanhar e tirar proveito de estar ao lado dele".
Cansaço acumulado entre equipas e seleções
Miguel Simões há 2 dias
"Não sou a melhor pessoa para falar da organização de jogos e de calendário. Quando é melhor ou não ter a paragem FIFA... Consigo sentir que são mesmo muitos jogos, mas não gosto de me queixar disso. Gosto de jogar futebol. É a melhor profissão do mundo, mas é demasiado para todos. Não só para os jogadores, mas também as equipas técnicas que passam dia e noite nisto. Para os jogadores é também muito duro. É o que é. Da minha parte, dizer apenas que sentimos isso".
Sonho do Mundial'2026
Miguel Simões há 2 dias
"Quem não quer ganhar o Mundial? O Europeu já foi. Eu não consegui, mas já conseguimos. A Liga das Nações também, por duas vezes. Felizmente, consegui estar. O Mundial seria perfeito. Temos de nos concentrar na fase de qualificação. Temos mais do que condições para passar. É isso que vamos lutar por fazer".
Análise à Arménia e margem de erro menor
Miguel Simões há 2 dias
"Sobre a Arménia, não consigo ajudar muito. Ainda vamos analisar melhor o adversário. Não conheço muito. Sobre o grupo, que é mais curto, vão ser apenas seis jogos. Qualquer um pode fazer a diferença. Não podemos deixar a escapar a oportunidade de lutar pelos três pontos".
Corrida à Bola de Ouro
Miguel Simões há 2 dias
"Vejo de uma forma excelente. Foi uma época de sonho. Irei certamente recordar. Espero que não seja a melhor, que haja melhor por vir. Foi uma época quase perfeita. Senti-me bem. É verdade que estou nos nomeados e sinto que posso almejar um bom lugar. O mais à frente possível, para mim, está ótimo".
Responsabilidade acrescida da seleção
Miguel Simões há 2 dias
"Bom dia a todos. Antes de mais, quero lamentar a morte das pessoas na tragédia em Lisboa [no elevador da Glória]. Sim, temos uma responsabilidade diferente. Quando se ganha, a expectativa fica sempre mais alta. Cabe-nos a nós estar à altura e entrar já com uma vitória importante na Arménia".
Vitinha é o jogador escolhido
Miguel Simões há 2 dias
Vitinha, médio do PSG, vai estar na sala de imprensa da Cidade do Futebol, em Oeiras, para responder às questões dos jornalistas. Diogo Dalot foi dispensado dos trabalhos da seleção, conforme foi anunciado no arranque da conferência.