A época 2025/26 de futsal masculino arrancou, esta quarta-feira, com mais um dérbi entre Benfica e Sporting, agora na Supertaça. O troféu ficou nas mãos dos leões, que venceram, por 6-1, no Pavilhão Multiusos de Gondomar.
A partida teve a particularidade de este ser o reencontro de Pany Varela, agora ao serviço das águias, com a sua antiga equipa, na qual conquistou 21 títulos ao longo de oito temporadas sob o comando técnico de Nuno Dias.
O início de jogo foi equilibrado, com remates na direção das duas balizas. O marcador funcionou aos 9', através de um livre direito cobrado por Alex Merlim, que contou com a mão pouco segura de André Correia, no lugar do lesionado Léo Gugiel.
A partir daqui, a turma verde e branca assumiu o controlo total das operações. Aos 13', Diego Nunes recebeu vermelho direto após um 'pisão' negligente em Rúben Freire. O suporte de vídeo confirmou a decisão do juiz da partida.
Em vantagem numérica, os leões ampliaram a vantagem, aos 14', por Diogo Santos, que aproveitou o facto da baliza estar deserta, depois de Alex Merlim ter atraído André Correia para fora da sua zona.
O Sporting soube explorar o facto do adversário estar tapado com cinco faltas e provocou mais uma infração. Aos 15', Tomás Paçó cobrou com sucesso um livre de 10 metros.
O intervalo não chegou sem um quarto golo dos vice-campeões nacionais, novamente por Tomás Paçó, aos 20', na sequência de mais um livre de 10 metros.
Refira-se que o Sporting não apresentou na ficha de jogo nomes como João Matos ou Zicky Té, ambos lesionados. Do lado das águias, Lúcio Rocha foi a principal ausência.
Na etapa complementar, a toada do jogo manteve-se. Depois de várias tentativas, Taynan rubricou o 5-0, com um remate que passou por baixo das pernas de André Correia, que realizou uma exibição muito infeliz, deixando os adeptos benfiquistas a suspirar por Léo Gugiel, decisivo na conquista do campeonato na época transata, tendo sido eleito o melhor jogador da final do playoff.
De forma a minimizar os estragos, o técnico Cassiano Klein apostou no guarda-redes avançado, promovendo o 5x4. No entanto, a estratégia teve, sobretudo, o intuito de colocar um travão no vendaval ofensivo do coletivo verde e branco, insaciável na procura de mais golos.
Antes do apito final, Arthur assinou o golo de honra, através de um livre de 10 metros, depois da sexta falta dos leões, que chegaram ao sexto golo, pelo guarda-redes Bernardo Paçó.
Com esta vitória, o Sporting somou a 12.º Supertaça do seu palmáres e distanciou-se ainda mais do Benfica, que conta com 9. Além disso, Nuno Dias e os seus comandados deram um forte aviso aos encarnados, que vão tentar recuperar o título nacional e a hegemonia na modalidade.
Segue-se a primeira jornada da Liga Placard. O Benfica inicia a defesa do título com uma visita ao terreno do Sporting de Braga, ao passo que o Sporting vai ao Pavilhão do Torreense.
Leia Também: St. Juste responde a Varandas: "Treinador contava comigo esta temporada"
Leia Também: Varandas ataca adeptos do FC Porto: "Selvagens que não devem..."
Leia Também: Benfica reage ao descarrilamento do elevador da Gloria em Lisboa