Renato Paiva estará prestes a ser despedido do comando técnico do Fortaleza, no Brasil. O treinador português, segundo informações da imprensa brasileira desta terça-feira, não deverá mesmo sobreviver ao registo negativo que tem vindo a ter desde que chegou. Horas depois, este despedimento foi mesmo oficializado pelo clube do Brasileirão.
De acordo com a GloboEsporte, os maus resultados dentro de campo serão a principal causa para que o técnico luso não continue à frente da equipa da cidade de Ceará, onde apenas venceu uma partida das 10 que esteve no banco de suplentes, sendo dois destes jogos referentes à Copa Libertadores, de onde foi eliminado pelos argentinos do Veléz Sarsfield.
Este registo colocou a equipa na 19.ª posição da tabela classificativa do Brasileirão, com apenas 15 pontos em 21 partidas, sendo que, quando assumiu o comando técnico do Fortaleza, este somava 10 pontos em 14 encontros jogados.
Renato Paiva não sobrevive à pausa para os jogos de seleções e não irá estarno banco para liderar a equipa no jogo frente ao Vitória, no próximo dia 13 de setembro, numa partida a contar para a 22.ª jornada do campeonato brasileiro.
De recordar que, no seu tempo enquanto treinador do Fortaleza, o português enfrentou protestos dos adeptos, com a resposta a ser afastar cinco jogadores do plantel, um deles Deyverson, que era dos mais influentes no relvado. Recebeu reforços pedidos por ele, mas não obteve resultados convincentes.
O Fortaleza Esporte Clube comunica a saída do treinador Renato Paiva do comando técnico da equipe.
— Fortaleza Esporte Clube 🦁 (@FortalezaEC) September 2, 2025
Os auxiliares Ricardo Dionísio e Miguel Santos e o preparador de goleiros Rui Tavares também deixam o Clube.
O Leão do Pici agradece os serviços prestados e deseja sucesso para o… pic.twitter.com/ope2cbJP0x
Segundo despedimento em cerca de dois meses
Esta é a segunda vez em pouco mais de dois meses que o treinador português é despedido de um cargo como técnico de uma equipa no Brasil, depois de ter sigo demitido após a eliminação do Botafogo do Campeonato do Mundo de Clubes.
Renato Paiva foi afastado do comando técnico do Botafogo ao fim de 23 jogos e um saldo de 12 vitórias, ao qual se juntam, ainda, oito derrotas e três empates. A decisão foi tomada após o seu clube ser eliminado do Mundial de Clubes, onde havia brilhado na fase de grupos - à boleia da famosa vitória frente ao PSG -, às mãos do compatriota Abel Ferreira, que comanda o Palmeiras.
Curiosamente, o primeiro jogo do técnico português de 55 anos à frente do Botafogo havia sido diante do Palmeiras, a 30 de março, arrancando um nulo (0-0), fazendo a despedida precisamente contra a equipa de Abel.
Na altura, Renato Paiva mostrou-se surpreso com a decisão de John Textor, que não apreciava o estilo de jogo do português. "Não quero falar de momento, haverá o tempo adequado para isso. Só posso dizer que estou chocado. Os funcionários e os jogadores estão de boca aberta com a decisão", afirmou o treinador em declarações citadas pelo Globo Esporte no passado mês de junho.
[Notícia atualizada às 23h26]
Leia Também: Renato Paiva soma nova derrota e segue em zona de descida no Brasileirão