Procurar

Oficial: Renato Paiva despedido do Fortaleza após 10 jogos

Treinador português não teve a melhor experiência desde que chegou ao novo clube no Brasileirão, depois de ter sido despedido do Botafogo, onde foi suceder ao compatriota Artur Jorge, após a conquista da Taça Libertadores.

Oficial: Renato Paiva despedido do Fortaleza após 10 jogos

© Getty Images

Davide Rodrigues Araújo
02/09/2025 20:50 ‧ há 10 horas por Davide Rodrigues Araújo

Desporto

Brasil

Renato Paiva estará prestes a ser despedido do comando técnico do Fortaleza, no Brasil. O treinador português, segundo informações da imprensa brasileira desta terça-feira, não deverá mesmo sobreviver ao registo negativo que tem vindo a ter desde que chegou. Horas depois, este despedimento foi mesmo oficializado pelo clube do Brasileirão.

 

De acordo com a GloboEsporte, os maus resultados dentro de campo serão a principal causa para que o técnico luso não continue à frente da equipa da cidade de Ceará, onde apenas venceu uma partida das 10 que esteve no banco de suplentes, sendo dois destes jogos referentes à Copa Libertadores, de onde foi eliminado pelos argentinos do Veléz Sarsfield.

Este registo colocou a equipa na 19.ª posição da tabela classificativa do Brasileirão, com apenas 15 pontos em 21 partidas, sendo que, quando assumiu o comando técnico do Fortaleza, este somava 10 pontos em 14 encontros jogados.

Renato Paiva não sobrevive à pausa para os jogos de seleções e não irá estarno banco para liderar a equipa no jogo frente ao Vitória, no próximo dia 13 de setembro, numa partida a contar para a 22.ª jornada do campeonato brasileiro. 

De recordar que, no seu tempo enquanto treinador do Fortaleza, o português enfrentou protestos dos adeptos, com a resposta a ser afastar cinco jogadores do plantel, um deles Deyverson, que era dos mais influentes no relvado. Recebeu reforços pedidos por ele, mas não obteve resultados convincentes.

Segundo despedimento em cerca de dois meses

Esta é a segunda vez em pouco mais de dois meses que o treinador português é despedido de um cargo como técnico de uma equipa no Brasil, depois de ter sigo demitido após a eliminação do Botafogo do Campeonato do Mundo de Clubes.

Renato Paiva foi afastado do comando técnico do Botafogo ao fim de 23 jogos e um saldo de 12 vitórias, ao qual se juntam, ainda, oito derrotas e três empates. A decisão foi tomada após o seu clube ser eliminado do Mundial de Clubes, onde havia brilhado na fase de grupos - à boleia da famosa vitória frente ao PSG -, às mãos do compatriota Abel Ferreira, que comanda o Palmeiras. 

Oficial: Renato Paiva despedido do comando técnico do Botafogo

Oficial: Renato Paiva despedido do comando técnico do Botafogo

Treinador português liderou o clube brasileiro por 23 ocasiões e tinha um saldo de 12 vitórias, sendo demitido depois da participação no Mundial de Clubes, competição na qual foi eliminado nos oitavos de final pelo Palmeiras, de Abel Ferreira.

Francisco Amaral Santos | 06:55 - 30/06/2025

Curiosamente, o primeiro jogo do técnico português de 55 anos à frente do Botafogo havia sido diante do Palmeiras, a 30 de março, arrancando um nulo (0-0), fazendo a despedida precisamente contra a equipa de Abel.

Na altura, Renato Paiva mostrou-se surpreso com a decisão de John Textor, que não apreciava o estilo de jogo do português. "Não quero falar de momento, haverá o tempo adequado para isso. Só posso dizer que estou chocado. Os funcionários e os jogadores estão de boca aberta com a decisão", afirmou o treinador em declarações citadas pelo Globo Esporte no passado mês de junho.

[Notícia atualizada às 23h26]

Leia Também: Renato Paiva soma nova derrota e segue em zona de descida no Brasileirão

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si