No fecho do mercado de transferências, o Sporting tentou a aquisição de Jota Silva, mas o negócio pareceu estar perto de cair, esta segunda-feira, por terra, devido as intransigências do Nottingham Forest, nomeadamente do seu proprietário, Evangelos Marinakis.
O Desporto ao Minuto apurou que os leões não estariam dispostos a apresentar de uma transferência de imediato para a contratação do internacional português, de 26 anos, vendo assim 'esfumar-se' um possível regresso a Portugal, após uma época em Inglaterra de pouco sucesso a nível individual. Apesar dos 37 jogos realizados, a grande maioria foi na condição de suplente utilizado. Na Premier League, foram três golos apontados em 840 minutos de utilização.
No entanto, numa atualização de última hora, tudo indica que o Sporting irá mesmo conseguir fechar a contratação de Jota Silva, ainda que se tenha de esperar para ver se os documentos são entregues a tempo, dada a urgência do fecho do mercado.
Os valores do negócio passam por uma cedência inicial por empréstimo com uma taxa de 4,5 milhões de euros com a duração até junho de 2026, a que se acresce uma cláusula de compra opcional avaliada em cerca de 15 milhões de euros.
SAD 'ignorou' os pedidos de Rui Borges
Nesta janela de transferências, o técnico Rui Borges quis fortalecer a equipa do Sporting com duas caras que bem conhece dos tempos do Vitória SC. Além de Jota Silva, o lateral-direito Alberto Costa era uma prioridade para o técnico dos leões, mas o jogador acabou por rumar a Norte, para representar o FC Porto a troco de 15 milhões de euros, num negócio que poderá ascender mais um milhão mediante objetivos.
A SAD do Sporting optou por contratar jogadores, que já estavam identificados ainda com Ruben Amorim no comando técnico. Georgios Vagiannidis, ex-Panathinaikos, reforçou o corredor direito defensivo, sendo uma ameaça a Ivan Fresneda, que tem sido o titular neste arranque de época.
No ataque, Fotis Ioannidis, também ex-Panathinaikos, de Rui Vitória, chegou para ser uma alternativa ao ponta de lança Luis Suarez, após saída de Conrad Harder para os alemães do Leipzig.
Na posição de extremo-esquerdo, os responsáveis leoninos mostram-se confiantes que as opções Pedro Gonçalves e o jovem Alisson são capazes de darem resposta pelo menos até a reabertura do mercado de transferências, em janeiro.
Em 2025/26, o Sporting soma duas derrotas em cinco jogos. A primeira aconteceu na Supertaça Cândido de Oliveira, frente ao Benfica (0-1), e a mais recente foi diante do FC Porto (1-2), para a quarta jornada da I Liga.
[Notícia atualizada às 23h56]
Leia Também: Aberto inquérito a quebra de vidros no Sporting-FC Porto. Há 17 feridos
Leia Também: Ricardo Esgaio diz adeus ao Sporting: "Consegui conquistar tudo..."
Leia Também: Oficial: Conrad Harder ruma ao Leipzig e rende 'euromilhões' ao Sporting