Vieira volta a ser cedido pelos 'gunners', depois de em 2024/25 ter jogado no FC Porto por empréstimo, atuando em 42 partidas oficiais e marcando cinco golos, ao não ter espaço no plantel às ordens de Mikel Arteta.
No sítio oficial dos alemães na Internet, que também confirmaram o negócio, o diretor Stefan Kuntz destaca o português como "um jogador de alta qualidade", descrevendo-o como "um criador clássico que traz muita criatividade".
"Tive boas conversas com o treinador [Stefan Kuntz]. Desde o início, deu-me a sensação de que ia confiar nas minhas qualidades e que me queria na equipa. Foi uma das razões pelas quais me mudei", declarou Fábio Vieira, citado em comunicado.
O novo '20' do Hamburgo quer "ajudar com golos e assistências a cumprir objetivos", antecipando já a atmosfera "dos adeptos no estádio" de um histórico do futebol alemão.
O médio, de resto, foi contratado em 2022 aos 'azuis e brancos', por quem impressionou, e fez ao todo 49 jogos oficiais pelos londrinos, numa carreira também afetada por lesões.
Aos 25 anos, Vieira vai experimentar um novo país e campeonato, depois de ter despontado nos 'dragões', juntando-se aos também portugueses Daniel Fernandes e Guilherme Ramos no Hamburgo.
Dois jogos volvidos, o Hamburgo é 15.º na Bundesliga, com um ponto somado, e hoje confirmou duas transferências provenientes do Arsenal, com Vieira a par de Sambi Lokonga, outra opção para o meio-campo.
𝑫𝒐𝒏𝒆 𝒅𝒆𝒂𝒍! 🤝
— HSV English (@HSV_English) September 1, 2025
Midfielder Fabio #Vieira joins us on loan from @Arsenal. ️ With Fabio we stack up our midfield with a skilful playmaker.
Bem-vindo à cidade mais bonita do mundo, Fabio! 🤩#nurderHSV pic.twitter.com/55PXNlD6xu
Leia Também: Fábio Vieira desespera no Arsenal, mas há uma solução... na Alemanha