Está fechada mais uma saída no Vitória SC. O Desporto ao Minuto confirmou esta segunda-feira que Tomás Handel vai deixar Guimarães e rumar à Sérvia.
O médio, que é capitão de equipa do Vitória SC, chegou a estar perto de rumar ao CSKA Moscovo. No entanto, a mudança para a Rússia caiu e o jovem, de 24 anos, vai rumar ao Estrela Vermelha.
A formação de Belgrado, que vai defrontar o Sporting de Braga na fase de liga única da Liga Europa, vai pagar 3,1 milhões de euros a pronto por Tomás Handel. O Vitória SC guarda futura mais valia de 20 por cento.
O capitão dos vitorianos assinou um contrato válido até junho de 2029 com o segundo classificado da liga sérvia e vai ter a primeira experiência fora do país, depois de ter feito toda a carreira, desde a formação, no Vitória SC.
Somou um total de 118 jogos, seis golos e outras tantas assistências. Nas três primeiras jornadas da I Liga, o médio havia sido titular e totalista da equipa orientada por Luís Pinto. No entanto, não esteve presente no empate da última ronda diante do Arouca.
Hipótese de rumar ao FC Porto em janeiro
Tomás Handel teve com um pé e meio fora do Vitória SC no mercado de transferências no passado mês de fevereiro. No último dia da janela de inverno, esteve a ser negociado entre FC Porto e o conjunto de Guimarães como substituto de Nico González, médio que saiu para o Manchester City.
No entanto, a mudança acabou por não se processar. Na altura, escreveu-se que Martin Anselmi, então treinador do FC Porto, não estava totalmente convencido de que Tomás Handel pudesse fazer a diferença no conjunto azul e branco. O argentino até deixou escapar esse mesmo suposto desagrado na conferência de imprensa que se seguiu ao jogo com o Rio Ave.
"Decidimos que não havia ninguém no mercado para substituir o Nico, não quero tapar jogadores como o Mora ou o Vasco Sousa e trazer um jogador para rechear o plantel. Não encontrámos um à altura do FC Porto, então continuamos a trabalhar com este plantel e a preparar o mercado de verão com mais tempo. Vamos dar ferramentas a estes jogadores e eles a nós para sermos melhores", referiu, na altura, Martín Anselmi.
Handel também chegou a estar na agenda do AC Milan, que então era orientado por Sérgio Conceição e onde pontifica o português Rafael Leão. Ainda assim, a mudança para Milão, que deixaria nove milhões de euros mais 20% de futuras mais-valias nos cofres do clube minhoto, não aconteceu por causa da idade.
O AC Milan só podia inscrever jogadores com menos de 23 anos de idade. Handel conta com 24 anos e isso implicaria que outro jogador dos italianos teria de ter saído para que a inscrição do internacional jovem português fosse efetuada.
Leia Também: Oficial: Defesa Tony Strata reforça Vitória SC