O Sporting oficializou, esta segunda-feira, a contratação de Fotis Ioannidis. O avançado grego chega a Alvalade proveniente do Panathinaikos e assinou um contrato válido por cinco temporadas, ficando blindado por uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.
Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, a SAD do Sporting explica que montante total fixo de 22 milhões de euros, mais três milhões de euros por objetivos.
Por seu turno, o Panathinaikos ficará com "25 % da mais-valia de uma futura transferência do jogador".
"Mais se informa que o valor do mecanismo de solidariedade devido a clubes terceiros será suportado pela Sporting SAD e, bem assim, que a Sporting SAD não suportará quaisquer encargos com serviços de intermediação na transferência", pode ler-se no mesmo comunicado à CMVM.
Ioanndis deslumbrado
Fotis Ioannidis agradeceu a forma como foi recebido em Portugal, onde chegou no sábado, e mostrou-se deslumbrado com a realidade do Sporting.
"Quero agradecer a todos por me terem recebido tão bem. Gosto muito do Clube e das suas ideias. Vou jogar a um nível muito alto contra adversários muito difíceis e com colegas de equipa muito bons", afirmou Ioannidis, em declarações aos canais oficiais do Sporting.
O mais recente reforço do Sporting confessou, ainda, ter falado com o compatriota Georgios Vagiannidis, que também se mudou para Alvalade neste verão.
"Falei com o Georgios Vagiannidis, com quem troco muitas mensagens porque somos muito amigos. É uma excelente pessoa e um grande jogador. Disse-me as melhores coisas que podia ouvir [sobre o Sporting CP], estou muito feliz. Vou falar, agora, com o resto da equipa. Sei que são muito bons e humildes, vamos ter uma boa ligação com certeza", explicou.
Ansioso por jogar em Alvalade
Depois de ter chegado a Lisboa na manhã de sábado, Ioannidis conheceu a nova casa, o Estádio José Alvalade, poucas horas depois. O avançado grego marcou presença nas bancadas e revelou ter ficado surpreendido pelo ambiente que presenciou.
"Fiquei surpreendido com o ambiente, que foi perfeito. O resultado não foi o desejado, mas tenho a certeza que vamos responder e conseguir o que queremos nos próximos jogos", afirmou o internacional grego, antes de deixar uma mensagem aos adeptos do Sporting.
"Mal posso esperar por jogar para eles aqui [no Estádio José Alvalade] e marcar muitos golos para festejarmos juntos. Talvez seja um ano mais tarde, mas espero o 'atraso' tenha valido a pena", rematou Ioannidis.
Harder na porta de saída
Em sentido inverso, Conrad Harder está a caminho da Alemanha para assinar pelos RB Leipzig. O avançado dinamarquês de 20 anos ficou com o espaço ainda mais reduzido com a chegada de Ioannidis e prepara-se para render 26 milhões de euros.
Assim sendo, Fotis Ioannidis e Luis Súarez vão lutar por uma vaga na frente de ataque do Sporting, apoiado por Pedro Gonçalves e Francisco Trincão. O avançado colombiano e o internacional helénico têm a difícil missão de fazer esquecer Viktor Gyokeres, transferido para os ingleses do Arsenal, num negócio que pode valer ao Sporting um encaixe, total, de 76 milhões de euros.
[Notícia atualizada às 15h17]
Leia Também: Adepto proibido de entrar em estádios detido após ir ao Sporting-FC Porto