José Mourinho deixou a Turquia na manhã deste sábado, tendo sido visto no aeroporto de Istambul. Cerca de 24 horas depois de o Fenerbahçe formalizar a sua saída, o treinador português deixou o país turco sozinho e em silêncio.
Alguns jornais turcos divulgaram vídeos nos quais mostram José Mourinho à espera do seu voo e a responder positivamente aos pedidos para fotografias por parte de alguns adeptos.
Com o rosto fechado e sem falar, o treinador português não teceu qualquer comentário a publicações como o A Spor ou Sabah Spor.
Recorde-se que José Mourinho foi despedido do Fenerbahçe na sequência da eliminação no playoff de acesso à Liga dos Campeões diante do Benfica. Depois de um nulo em casa (0-0), a formação turca foi derrotada na visita ao Estádio da Luz (0-1), por conta de um golo de Kerem Akturkoglu.
O treinador luso de 62 anos esteve à frente do Fenerbahçe durante 15 meses e foi sendo personagem principal no futebol turco. Mourinho não conquistou qualquer título em pouco mais de um ano, mas protagonizou diversos episódios polémicos, sendo castigado, por exemplo, por tecer críticas à organização do futebol da Turquia.
Jose Mourinho, İstanbul’dan ayrıldı. pic.twitter.com/hn3e25dCW4
— Sabah Spor (@sabahspor) August 30, 2025
Nos últimos meses a relação com a direção do Fenerbahçe também terá piorado substancialmente, alegadamente devido à forma como o plantel estava a ser reforçado, e a 'gota de água' chegou com a missão falhada de marcar presença na Liga dos Campeões.
Fenerbahçe'nin yollarını ayırdığı Jose Mourinho Türkiye'den ayrılıyor.pic.twitter.com/us039jLwM0
— Sabah Spor (@sabahspor) August 30, 2025
Milhões e Conceição na mira
A imprensa turca avançou, também, nas últimas horas que a equipa técnica liderada por José Mourinho vai receber uma indemnização no valor de 15 milhões de euros, por conta do contrato que era válido até junho de 2026.
Para além disso, também já foram apontados alguns nomes à sucessão de Mourinho. O português Sérgio Conceição e o alemão Roger Schmidt, que ainda não voltou ao ativo depois de sair do Benfica, fazem parte da lista de alvos do Fenerbahçe.
O que segue?
Resta, agora, saber qual o futuro do treinador natural de Setúbal. Para trás ficam, recorde-se, passagens por cinco países no estrangeiro. Para além da Turquia, Mourinho também passou por Itália por duas ocasiões (AS Roma e Inter), já depois de vários anos em Inglaterra, onde foi treinador de Tottenham, Manchester United e Chelsea.
Em Espanha orientou o Real Madrid por três temporadas, já depois de uma primeira passagem por Londres e Milão.
Em Portugal foi campeão europeu pelo FC Porto, vencendo a Liga dos Campeões e a Taça UEFA, já depois de ter passado fugazmente por Benfica e União de Leiria.
No total da carreira, Mourinho contabiliza 26 títulos, nos quais se destacam duas Ligas dos Campeões, duas Ligas Europa e uma Liga Conferência. Nota, ainda, para as duas Ligas italianas, três Ligas inglesas e uma Liga espanhola.
Recentemente o nome de José Mourinho foi associado a um possível regresso a Inglaterra, nomeadamente para a sucessão ao compatriota Nuno Espírito Santo no Nottingham Forest.
Leia Também: Polémicas sem fim e zero títulos: A passagem de Mourinho pelo Fenerbahçe