Georgiy Sudakov é o mais recente reforço do Benfica, tendo chegado a Lisboa na tarde de sexta-feira para suceder a Orkun Kokçu e vestir a camisola 10 das águias. O internacional ucraniano é o criativo que faltava na Luz e chega ao Benfica para também consumar a renovação de meio-campo operada pela estrutura liderada por Rui Costa.
O presidente das águias cedo começou a trabalhar com o objetivo de oferecer novos jogadores a Bruno Lage e já fez chegar três 'pesos pesados' que terão, com toda a certeza, lugar quase cativo no onze de Bruno Lage.
Sudakov será o responsável por ocupar o vértice mais adiantado do meio-campo, num setor que também conta com Enzo Barrenechea e Richard Ríos, também eles reforços para esta nova época 2025/26 que já se encontra em andamento.
Milhões e mais milhões
Para tal acontecer, o Benfica teve de fazer um investimento significativo, gastando muitos milhões. Richard Ríos custou 27 milhões de euros, num montante semelhante ao que custará Sudakov.
Por seu turno, Enzo Barrenechea chegou por empréstimo do Aston Villa, depois de ter estado emprestado ao Valencia, e teve um custo de três milhões de euros como taxa de empréstimo. Feitas as contas, falamos de um investimento de quase 60 milhões de euros para renovar o meio-campo.
Kokçú não foi o único a sair
Em sentido inverso, nomes como Orkun Kokçu e Renato Sanches, opções nas quais Bruno Lage depositava confiança no passado, fizeram o caminho contrário e deixaram o Benfica.
O primeiro foi emprestado ao Besiktas, que ficou com uma obrigação de compra que poderá chegar até aos 30 milhões de euros. O médio turco protagonizou um desentendimento público com Bruno Lage em pleno Mundial de Clubes e a sua saída acabou por ser inevitável.
Já Renato Sanches voltou a ser 'tramado' pelos problemas físicos. Emprestado pelo PSG, o internacional português queria reafirmar-se na Luz, mas não convenceu Rui Costa a avançar para a opção de compra. Entretanto, reencontrou Rui Vitória no Panathinaikos, também a título de empréstimo.
Na porta de saída está ainda Florentino Luís, que tem um pé e meio... na Premier League. O Burnley está muito perto de conseguir assegurar a chegada do médio luso-angolano de 26 anos a título de empréstimo com opção de compra.
O que vale Sudakov?
A expectativa é grande, mas Georgiy Sudakov chega ao Benfica com argumentos para se poder afirmar com facilidade na equipa de Bruno Lage. O jogador de 22 anos reúne técnica, capacidade de remate e rasgo e tem características para se encaixar em vários sistemas táticos.
Pode render como médio mais adiantado, ao estilo número 10, mas também cabe num 4x3x3, onde ficaria encostado à esquerda, mas com liberdade para pisar zonas interiores.
De resto, e com a venda praticamente consumada de Kerem Akturkoglu para o Fenerbahçe, Sudakov pode ser a solução de Bruno Lage para o lugar do turco. O ucraniano tem, assim, a versatilidade necessária para se adaptar ao papel que lhe for entregue por Lage.
Mais um extremo?
Ainda assim, e mesmo perante esta polivalência do jogador formado no Shakhtar, a direção do Benfica ainda pode voltar ao mercado para ir em busca de mais um reforço para a posição de extremo - Tiago Gouveia já está em Nice para ser emprestado.
Vale recordar que a época é longa e que a Liga dos Campeões acarreta missões complicadas com Chelsea, Real Madrid, Napoli, Juventus e Bayer Leverkusen.
Leia Também: Georgiy Sudakov já chegou a Portugal para reforçar o Benfica