Ao fim de 14 anos, Portugal regressou ao Campeonato da Europa de basquetebol, esta quarta-feira, com um triunfo frente à Chéquia (50-62), em Riga, na Letónia, na jornada inaugural do grupo A da prova, onde estão também Turquia, Sérvia, Letónia e Estónia. Neemias Queta deu 'show' e ajudou a seleção nacional a alcançar a glória.
Com Diogo Brito, Miguel Queiroz, Diogo Ventura, Travante Williams e Neemias Queta no cinco inicial desenhado pelo selecionador Mário Gomes, Portugal entrou de forma impetuosa, com sete pontos sem resposta, num primeiro período que acabaria com 10-13 no marcador.
A seleção nacional de basquetebol ainda foi permitindo algumas oscilações no marcador, mas nada disso impediu a equipa das quinas de ir para o intervalo com uma nova vantagem de três pontos (29-32), já após um segundo quarto mais renhido.
Embalados pelo show de Neemias Queta, os pupilos de Mário Gomes foram ampliando a vantagem gradualmente, ao longo do terceiro período, até um máximo de dez pontos. A verdade é que os checos reduziram os estragos e entraram no último quarto com um 40-45 no marcador. Ainda assim, a diferença já não era de três, era de cinco.
A Chéquia sempre acreditou que era possível dar a volta ao rumo dos acontecimentos, mas Portugal soube segurar a vantagem que tinha e o jogo encaminhou-se até ao apito final, com uma superioridade no derradeiro período (10-17) a resultar no 50-62 final. A chave do encontro acabou mesmo por estar nos últimos 10 minutos, premiando a seleção mais forte, que voltou a vencer num Europeu de basquetebol, 18 anos depois, sendo preciso recuar até setembro de 2007, quando Portugal bateu Israel, por 94-85.
De referir que Neemias Queta acabou mesmo por se afirmar como o melhor marcador da estreia a vencer de Portugal no Eurobasket'2025, com 21 pontos, 17 ressaltos e uma assistência em cerca de 25 minutos de jogo, numa partida em que também Diogo Gameiro, Rafael Lisboa, Francisco Amarante, Cândido Sá, Daniel Relvão, Nuno Sá e Vladyslav Voytso deram um importante contributo para a conquista dos primeiros dois pontos.
De referir que o próximo jogo de Portugal acontecerá diante da Sérvia, já esta sexta-feira, a partir das 19h15 (horário de Portugal Continental), seguindo-se o encontro frente à Turquia no domingo, à mesma hora. Depois disso, no primeiro dia de setembro, a seleção nacional defronta a Letónia a partir das 17 horas, até que, no fecho da fase de grupos, há duelo frente à Estónia, no dia 3 do próximo mês, igualmente pelas 17 horas.
Os jogos do grupo A, recorde-se, disputam-se todos em Riga, na Letónia, numa prova que se divide ainda por mais três locais distintos, desde Budapeste (Hungria) a Tampere (Finlândia) e Limassol (Chipre).
Leia Também: Portugal enfrenta Chéquia em jogo 'chave' na estreia do Eurobasket