Procurar

Benfica-Fenerbahçe: Águia quer voar para a Champions no 'inferno' da Luz

Benfica e Fenerbahçe medem forças, na noite desta quarta-feira, em jogo a contar para a primeira mão do playoff de acesso à fase de liga única da Liga dos Campeões.

Benfica-Fenerbahçe: Águia quer voar para a Champions no 'inferno' da Luz

© Getty Images

Davide Rodrigues Araújo
27/08/2025 07:16 ‧ há 11 horas por Davide Rodrigues Araújo

Desporto

Antevisão

É altura das decisões na Liga dos Campeões. Benfica e Fenerbahçe discutem uma das últimas vagas de acesso à fase de liga única da prova milionária europeia, com tudo por decidir no Estádio da Luz, esta quarta-feira, a partir das 20h00, depois de um empate sem golos no jogo da primeira mão em solo turco.

 

O Benfica fez muitas mudanças no último jogo para o campeonato português, promovendo várias surpresas no onze inicial, de modo a poupar energias para este duelo. A vitória frente ao Tondela surgiu com naturalidade e acabou por ser convincente. No entanto, para esta partida, Bruno Lage não poderá contar com o castigado Florentino Luís, que foi expulso na primeira mão.

Já o Fenerbahçe também vem de um triunfo na Superliga da Turquia, com uma vitória por 3-1 diante do Kocaelispor, com um onze inicial muito perto do mais forte, sem qualquer tipo de facilidade a ser dada por parte de José Mourinho.

Nos bancos de suplentes teremos também um duelo interessante, com dois portugueses naturais do distrito de Setúbal a enfrentarem-se com o mesmo objetivo de atingir a fase de liga única da Liga dos Campeões, depois de muitos elogios trocados entre si nas conferências de imprensa desta eliminatória.

Historicamente, o Benfica tem confrontos positivos contra o Fenerbahçe, uma vez que eliminou sempre os turcos em eliminatórias europeias,  a última precisamente no acesso à Champions, em 2018/19, com Rui Vitória. No entanto, do outro lado está um obstáculo que se chama José Mourinho. A equipa da Luz apenas uma vez superou o mais titulado treinador português, ainda quando este estava no FC Porto.

O Benfica-Fenerbahçe, da segunda mão do playoff da Liga dos Campeões, está agendado para as 20h00 (horário de Portugal Continental) no Estádio da Luz, em Lisboa, e contará com arbitragem do esloveno Slavko Vincic.

Treinadores em discurso direto

Bruno Lage:

O que esperar de Mourinho: "Estamos a falar de um treinador que já venceu por duas vezes a competição. É uma equipa que domina bem todos os momentos do jogo. São fortes no ataque organizado, com muitos médios de longa distância a rematar fora da área. É uma equipa top, com um treinador top, mas temos de nos focar em ganhar o jogo. Desilusão? Só penso em ganhar o jogo".

Fórmula para passar: "Não concordo com a análise em pensar o jogo a duas mãos. Quando não temos bola temos de defender, com toda a gente. Temos de ser agressivos. Com bola, temos de ter a mesma agressividade. Temos que ser, todos, dentro e fora de campo, mais racionais. Temos no mínimo 90 minutos para vencer o jogo. O objetivo é fazer isso e garantir o acesso à Liga dos Campeões".

Irritação de Akturkoglu após o Tondela: "Tenho uma boa relação com todos os jogadores. O Akturkoglu é um jogador especial. Os nossos adeptos não o conhecem como pessoa, só como jogador. Os jornalistas turcos chegaram ao relvado e acenaram. Achei piada a esse momento. Viu as imagens do Akturkoglu quando estava a entrar em campo? A sorrir? É isso. Entrou em campo, sorridente, para ajudar a equipa. Não fez uma boa prestação e saiu desiludido. Para mim, não é assunto. Será assunto quando um dos nossos jogadores não contribuir para a equipa e pensar que está tudo bem. Aí vou estar muito preocupado".

José Mourinho:

Ambiente terá peso: "Como eu disse na primeira mão, esperava que o ambiente do Saracoglu influenciasse positivamente a nossa equipa, mas não iria influenciar negativamente a equipa do Benfica e tive razão. Amanhã [quarta-feira] penso que influenciará positivamente a equipa da casa".

Passagem é objetivo?: "Consegui coisas muito mais importantes e muito mais difíceis, quase catalogadas como impossíveis de atingir. Não consigo pôr um só jogo, ainda que o mesmo signifique milhões importantes para os clubes ou que signifique para os jogadores, que nunca jogaram Champions, ou 'pouca' Champions. Para muitos deles significa um sonho jogar ao mais alto nível na Europa".

'Brincadeiras' com Bruno Lage: "O Bruno sabe a história que tenho, que eu construí, respeita essa história, para além do facto de eu e o pai dele sermos amigos há muitos anos e eu ter um carinho especial pelo Bruno. Acho, efetivamente, que ele respeita a minha história e a minha carreira como treinador. O Bruno é um bom treinador, com uma experiência já importante não só a treinar um clube gigante como o Benfica mas depois também com a experiência na Premier League. Acho que é um treinador feito, num bom momento da sua carreira e ele sabe que lhe desejo o melhor, obviamente - não amanhã, mas sabe que eu lhe desejo o melhor".

Últimos resultados

Benfica: V-V-V-E-V

Fenerbahçe: D-V-E-E-V

Últimos onzes

Benfica: Samuel Soares, Amar Dedic, Nicolás Otamendi, Tomás Araújo, Rafael Obrador, Fredrik Aursnes, Richard Ríos, Enzo Barrenechea, Andreas Schjelderup, Vangelis Pavlidis, Franjo Ivanovic

Fenerbahçe: Irfancan Egribayat, Nélson Semedo, Milan Skriniar, Çaglar Söyüncü, Archie Brown, Fred, Ismail Yuksek, Jhon Durán, Youssef En-Nesyri, Oguz Aydin, Anderson Talisca.

Ausências

Benfica: Manu Silva, Bruma e Bah (lesionados) e Florentino Luís (castigado).

Fenerbahçe: Mert Yandas (lesionado) e Youssef En-Nesyri (em dúvida).

Leia Também: "Consegui coisas muito mais importantes e difíceis, quase impossíveis..."

Leia Também: Mourinho 'top', Akturkoglu feliz e muitos milhões. O que disse Bruno Lage

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si