A aposta de Ruben Amorim para a baliza do Manchester United tem dado muito que falar entre as lendas do clube inglês. Altay Bayindir, guarda-redes internacional pela Turquia, tem sido o escolhido ao invés de Andre Onana que, apesar de estar apto para ir a jogo, não tem entrado nas contas do treinador português.
Esta segunda-feira, Rio Ferdinand abordou este tema, dado que os dois golos sofridos tiveram uma intervenção pouco segura por parte do guardião de 27 anos, ainda que o golo frente ao Arsenal tenha sido repleto de contorvérsia, com pedidos de falta sobre o jogador.
"Parecemos instáveis. O guarda-redes não me inspira muita confiança. Para ser sincero, ele fez uma grande defesa no jogo contra Joshua King, quando saiu com os pés, fez muito bem ali", começou por dizer a lenda do clube de Old Trafford no seu canal de YouTube.
"Mas nas jogadas ensaiadas, mesmo fora da baliza, ele vai para bolas que são 50-50 e não tem a certeza. Toda a defesa não parece bem nessa vertente do jogo, não apenas o guarda-redes, para ser sincero", continuou.
"Ele [Bayandir] precisa de se animar. Eu sei disso, tenho a certeza. Vou dizer o que eu faria: colocá-lo-ia em campo todos os dias e chutaria bolas sob a trave", confessou o antigo defesa central dos red devils.
O ex-internacional inglês ainda abordou o tema das bolas paradas, afirmando que considera que, em caso de sofrer um toque do adversário, o jogador turco deve fazer-se ouvir.
"Ele tem de se habituar a isso, tem de se habituar ao contacto e encontrar uma solução. Certifique-se de que o árbitro está ciente de que vai haver contacto. Grite, faça com que ele olhe para si para que, se houver algum contacto, como no jogo contra o Fulham, ele receba a falta", analisou.
"Acho que ele não fala o suficiente, não deixa as pessoas cientes do que está a acontecer e, então, a sua tomada de decisão nesses momentos não tem sido boa o suficiente. Acho que ele não viu o suficiente disso, com Declan Rice a chutar bolas mesmo na sua cara. A propósito, ele não é o único a carecer de um pouco de confiança", concluiu Rio Ferdinand.
Rooney não poupou nas críticas após jogo frente ao Fulham
No podcast 'The Wayne Rooney Show', da BBC Sport, o antigo avançado dos red devils elogiou a política de contratações adotada ao longo do mercado de verão, mas deixou várias questões em torno das ideias de jogo do sucessor de Erik ten Hag, apontando mesmo um "sinal preocupante".
"Acho que o recrutamento no verão até foi bom, mas ainda quero ver mais dois ou três jogadores contratados. Gostaria de ver isso acontecer. Sobre o Ruben Amorim, é difícil dizer que este possa ser o nosso técnico pelos próximos quatro ou cinco anos, com base no que vimos. É complicado estar aqui e garantir a 100% tal coisa. Ninguém conseguiria fazer isso. Não acho que o próprio Ruben Amorim pudesse dizer isso", começou por dizer, em declarações citadas no jornal Metro.
"Gostaríamos muito de vê-lo a reverter esta situação, porém, às vezes, podemos estar a ir rápido demais, até porque o Manchester United atrai muito mais atenção e estamos apenas nos primeiros dois jogos da temporada. O sinal preocupante é que estamos a ver coisas que vimos na temporada passada. Isso é preocupante. Eu gostaria que todos aqueles erros tivessem desaparecido, mas ainda não...", lamentou de seguida, antes de falar das nuances táticas.
Leia Também: Amorim 'arrasa' United: "Não estávamos preparados para jogar na Europa"