Esta madrugada de quinta-feira foi uma noite de terror no futebol sul-americano. O jogo entre o Independiente e a Universidad de Chile tinha tudo para ser um espetáculo dentro de campo, mas os adeptos do emblema visitante não permitiram que isso acontecesse.
Num jogo a contar para a segunda mão dos oitavos de final da Taça Sul-americana, uma vitória dos chilenos na primeira mão dava vantagem com o empate que ocorria nesta partida.
Com isto, depois de adeptos da Universidad de Chile começarem a atirar cadeiras, pedras e até barras de ferro aos fãs do Independiente, o jogo foi interrompido, com os jogadores de ambas as equipas a pedirem calma e que parassem os distúrbios na bancada.
No entanto, nada disto aconteceu e, após mais de uma hora com o jogo parado, a CONMEBOL decidiu suspender o encontro e as equipas recolheram aos balneários. Mas foi depois disto que tudo escalou.
Partido cancelado entre Independiente y Universidad de Chile. pic.twitter.com/hXB1PCPuoe
— CONMEBOL Sudamericana (@Sudamericana) August 21, 2025
Segundo o jornalista Germán García Grova, os adeptos da Universidad de Chile começaram a invadir as bancadas onde estavam adeptos do Independiente, agredindo vários que ainda estavam presentes nessa zona afeta à equipa argentina, obrigando-os a ficarem totalmente nus enquanto eram agredidos com socos e pontapés.
Esta mesma fonte partilha um vídeo filmado no Estádio Libertadores de América onde se pode até ver um adepto a cair dessa mesma bancada, não se sabendo o estado médico do mesmo. Desta partida resultaram três feridos graves e mais de 300 detidos de acordo com a TyC Sports, ainda que a ação policial tenha sido criticada.
Se fueron los hinchas genuinos de #UdeChile. Quedaron los violentos. En el club liberaron la zona y la barra de #Independiente entró a molerlos a palos. Gente ensangrentada. Les roban la ropa y los golpean. Hace más de una hora que ésto está así y NO APARECIÓ UN SOLO POLICÍA. https://t.co/V7d2ZKDYgI
— Germán García Grova (@GerGarciaGrova) August 21, 2025
‼️650 efectivos policiales pagó #Independiente y NO HAY UNO SOLO en la tribuna de #UdeChile para poner orden. ‼️
— Germán García Grova (@GerGarciaGrova) August 21, 2025
800 tipos en total que vaya uno a saber dónde están.
¿Tomando café? ¿Pidiendo una hamburguesa? ¿Mirando el partido? https://t.co/PJOMFAcwOx
Ainda citando a TyC Sports, os dois clubes poderão vir a ser desclassificados da prova desta temporada e ainda ficar impedidos de participar na próxima edição das competições europeias em 2026.
Eis o comunicado oficial da CONMEBOL:
"A Direção de Competições e Operações da CONMEBOL informou que, em função da falta de garantias de segurança por parte do clube mandante e das autoridades locais de segurança, que assegurem a continuidade da partida entre Independiente (ARG) e Universidad de Chile (CHI), o referido confronto está cancelado. Da mesma forma, acrescentou que, tendo em vista que foram cumpridas as disposições previstas no Manual de Clubes para situações semelhantes, sem que a situação tenha sido resolvida, procede-se ao cancelamento da partida, sendo o caso encaminhado aos Órgãos Judiciais da CONMEBOL para futuras determinações"
Una locura lo que está pasando en Avellaneda. Los “hinchas” de la Universidad de Chile arrojaron una bomba de estruendo a la parcialidad de Independiente y prenden fuego las butacas del Estadio Libertadores de América. pic.twitter.com/Wm8fnVnanm
— Pablo Giralt (@giraltpablo) August 21, 2025
Leia Também: Organizações pedem à Argentina que cancele jogo com Angola. Eis o motivo