Procurar

Terror na Argentina: Detenções, adepto cai da bancada e jogo é suspenso

A madrugada desta quinta-feira trouxe notícias de confrontos entre adeptos do Independiente, da Argentina, e da Universidad de Chile, do Chile, que resultaram em cenas lamentáveis após a suspensão do jogo dos 'oitavos' da Taça Sul-americana.

Terror na Argentina: Detenções, adepto cai da bancada e jogo é suspenso

© Getty Images

Davide Rodrigues Araújo
21/08/2025 08:34 ‧ há 1 mês por Davide Rodrigues Araújo

Desporto

CONMEBOL

Esta madrugada de quinta-feira foi uma noite de terror no futebol sul-americano. O jogo entre o Independiente e a Universidad de Chile tinha tudo para ser um espetáculo dentro de campo, mas os adeptos do emblema visitante não permitiram que isso acontecesse.

 

Num jogo a contar para a segunda mão dos oitavos de final da Taça Sul-americana, uma vitória dos chilenos na primeira mão dava vantagem com o empate que ocorria nesta partida.

Com isto, depois de adeptos da Universidad de Chile começarem a atirar cadeiras, pedras e até barras de ferro aos fãs do Independiente, o jogo foi interrompido, com os jogadores de ambas as equipas a pedirem calma e que parassem os distúrbios na bancada.

No entanto, nada disto aconteceu e, após mais de uma hora com o jogo parado, a CONMEBOL decidiu suspender o encontro e as equipas recolheram aos balneários. Mas foi depois disto que tudo escalou.

Segundo o jornalista Germán García Grova, os adeptos da Universidad de Chile começaram a invadir as bancadas onde estavam adeptos do Independiente, agredindo vários que ainda estavam presentes nessa zona afeta à equipa argentina, obrigando-os a ficarem totalmente nus enquanto eram agredidos com socos e pontapés.

Esta mesma fonte partilha um vídeo filmado no Estádio Libertadores de América onde se pode até ver um adepto a cair dessa mesma bancada, não se sabendo o estado médico do mesmo. Desta partida resultaram três feridos graves e mais de 300 detidos de acordo com a TyC Sports, ainda que a ação policial tenha sido criticada.

Ainda citando a TyC Sports, os dois clubes poderão vir a ser desclassificados da prova desta temporada e ainda ficar impedidos de participar na próxima edição das competições europeias em 2026.

Eis o comunicado oficial da CONMEBOL:

"A Direção de Competições e Operações da CONMEBOL informou que, em função da falta de garantias de segurança por parte do clube mandante e das autoridades locais de segurança, que assegurem a continuidade da partida entre Independiente (ARG) e Universidad de Chile (CHI),  o referido confronto está cancelado. Da mesma forma, acrescentou que, tendo em vista que foram cumpridas as disposições previstas no Manual de Clubes para situações semelhantes, sem que a situação tenha sido resolvida, procede-se ao cancelamento da partida, sendo o caso encaminhado aos Órgãos Judiciais da CONMEBOL para futuras determinações"

Leia Também: Organizações pedem à Argentina que cancele jogo com Angola. Eis o motivo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si