O Real Madrid entrou com o pé direito na edição deste ano do campeonato espanhol e venceu, esta terça-feira, na receção ao Osasuna, por 1-0, em jogo da primeira jornada da La Liga. Álvaro Carreras cumpriu o primeiro jogo a titular pelos merengues.
A expectativa para a estreia do Real Madrid na La Liga era tremenda. Consumada que estava a saída de Carlo Ancelotti, agora ao serviço da seleção do Brasil, Xabi Alonso apresentava-se aos adeptos merengues no arranque do campeonato e logo com uma partida no Estádio Santiago Bernabéu.
No entanto, o que aconteceu na capital espanhola foi uma exibição pálida por parte dos merengues. No lado dos blancos, o ex-Benfica Álvaro Carreras era titular, assim como os também reforços Dean Huijsen e Trent Alexander-Arnold.
Se, por um lado, o Real Madrid apresentou um nível da pressão mais alta e sufocante, ao contrário do que acontecia nos tempos de Ancelotti, o Osasuna, que foi obrigado a recuar linhas, fez a vida difícil aos merengues. Ainda que não tivesse capacidade de ter bola, a formação de Pamplona ergueu uma muralha que complicou a tarefa do Real Madrid. A tática bem fechada dos visitantes não permitiu grandes ocasiões de golo aos merengues nos primeiros 45 minutos de jogo.
Depois de uma primeira parte muito complicada, os blancos acordaram e foi o inevitável Kylian Mbappé a fazer a diferença no arranque da etapa complementar. O internacional por França foi explorando na direita e apareceu com uma simulação que Juan Cruz não conseguiu travar. O defesa espanhol derrubou o francês dentro da área e o árbitro apontou de pronto para a marca de grande penalidade. O próprio Mbappé assumiu a cobrança do penálti e fez o único golo do encontro, em cima do minuto 51.
Mbappé dos 11 metros
— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) August 19, 2025
🇪🇸 @LaLiga | @realmadrid 1 x 0 @Osasuna#DAZNLALIGA #DAZNBetclic pic.twitter.com/VyffXihFJT
O golo aliviou os madridistas, que quase chegaram ao segundo num remate de Guler que roçou a trave. Mas o Osasuna também não se deixou ficar. Aproveitando algum desgaste do Real Madrid, a formação de Pamplona começou a subir mais no terreno e o jogo ficou mais partido.
Os merengues sofreram um pouco e o Osasuna somou um par de grandes chances, travadas pelo atento Thibaut Courtois e por um Dean Huijsen que se assumiu como um patrão da defesa. O inglês Trent Alexander-Arnold também cometeu um erro que teve de ser corrigido por Éder Militão perante a pressão Abel Bretones.
Xabi Alonso foi ainda a tempo de fazer duas alterações. Primeiro, promoveu o regresso do capitão Dani Carvajal, recuperado após uma lesão grave, momento em que as bancadas do Santiago Bernabéu viessem abaixo. O jovem argentino Franco Mastantuono também fez os primeiros minutos com a camisola do merengues.
Já nos descontos da segunda parte, e com o Real Madrid a passar um mau momento, Abel Bretones foi expulso por "agredir" um adversário que arrancava pela ala direita, momento que gerou muitas críticas por parte dos jogadores do Osasuna.
O que é certo é que o Real Madrid somou os primeiros três pontos na La Liga e colocou-se no oitavo lugar com três pontos. O líder é o Barcelona.
Leia Também: Flick 2.0. Barcelona inicia defesa do título com vitória polémica
Leia Também: Hecatombe na Catalunha. Atlético Madrid sofre 'remontada' ante o Espanyol