Penafiel e Oliveirense não foram além de um nulo (0-0), este domingo, num encontro que ficou marcado por uma tocante homenagem a André Silva, antigo avançado dos penafidelenses, sensivelmente um mês e meio após a sua morte.
O conjunto de Oliveira de Azeméis entrou com tudo e, logo nos primeiros segundos, Pedro Martelo desperdiçou uma grande oportunidade. Raúl Alcaina e Reko ainda tentaram responder do lado dos penafidelenses, sendo que, até ao intervalo, também Bura ficou perto de mexer com o marcador, na baliza contrária.
Pelo meio, ao minuto 30, quando se cumpria o período de pausa para hidratação, fez-se sentir uma enorme ovação nas bancadas, em memória de André Silva, que perdeu a vida no passado dia 3 de julho, na sequência de um acidente de viação, em Espanha, onde seguia acompanhado pelo irmão Diogo Jota, ex-Liverpool. Recorde-se que o antigo avançado luso vestia a camisola número 30.
O arranque da segunda parte ficou marcada por grandes ocasiões de parte a parte. O primeiro foi Rúben Alves, que esteve prestes a colocar o Penafiel na frente do marcador, aos 48 minutos, altura em que, do lado oposto do campo, João Silva também deixou os adeptos da Oliveirense perto de festejar.
Entre várias substituições promovidas por Pedro Russiano e Jorge Pinto, o Penafiel começava a ser a equipa a estar mais perto de desatar o nó, nomeadamente nas investidas de Francisco Ferreira e Davo, a obrigar Ricardo Ribeiro a aplicar-se. Ainda assim, a Oliveirense não baixou os braços e João Silva voltou a ter uma oportunidade flagrante ao cair do pano, assim como Douglas Borel, ambas sem sucesso.
Contas feitas, o Penafiel soma o seu primeiro ponto, na 16.ª posição, ao lado de equipas como Benfica B, FC Porto B, Académico de Viseu, Paços de Ferreira e Farense, enquanto a Oliveirense arrecada mais um empate, com dois pontos, no 10.º lugar, juntamente com o Desportivo de Chaves.
Segunda jornada prestes a acabar
A presente ronda da II Liga arrancou na passada sexta-feira, com uma goleada do Feirense frente ao Portimonense (4-1), seguindo-se a vitória do Marítimo em Felgueiras (0-1), este sábado, bem como a goleada do Vizela ao FC Porto B (4-0) e os empates no Lusitânia de Lourosa-Desportivo de Chaves (2-2) e Académico de Viseu-Paços de Ferreira (0-0).
Já este domingo, o Sporting B bateu a União de Leiria (1-0) e o Torreense deslocou-se até ao sul de Portugal para derrotar o Farense (0-3). Para terminar a ronda, o Benfica B mede forças com o Leixões, no Seixal, a partir das 18 horas.
Leia Também: Arrepiante. Wolverhampton revela bastidores da homenagem a Diogo Jota