O Benfica está cada vez mais perto de carimbar o passaporte para a fase de liga da Liga dos Campeões, depois de, na passada terça-feira, ter deixado para trás o Nice, por um resultado agregado de 4-0, no conjunto das duas mãos.
Para se juntar ao eterno rival, o Sporting (que lá chegou com o estatuto de campeão português), os homens de Bruno Lage terão, agora, de deixar para trás o Fenerbahçe, equipa orientada pelo treinador português José Mourinho, sendo que a primeira mão do playoff será na próxima quarta-feira, no Sukru Saracoglu Stadium, em Istambul, e a segunda na semana seguinte, no Estádio da Luz.
Em caso de novo triunfo, os encarnados, já se sabe, ficarão integrados no Pote 2, e os verde e brancos no Pote 3, fruto do coeficiente de ambos no ranking da UEFA, num sorteio que ditará os respetivos adversários, no Fórum Grimaldi, já no próximo dia 28 de agosto.
O ponto de situação da Liga dos Campeões
Neste momento, estão já apuradas 29 das 36 equipas que irão disputar a fase de liga daquela que é a maior competição europeia de clubes. Os sete últimos 'bilhetes' serão distribuídos pelos vencedores do Fenerbahçe-Benfica, do Rangers-Club Brugge, do Estrela Vermelha-Pafos, do Ferencváros-Qarabag, do Celtic-Kairat, do Basileia-Copenhaga e do Bodo/Glimt-Sturm Graz.
À falta destes elementos, os potes estão, neste momento, compostos pelos seguintes clubes:
- Pote 1: PSG, Real Madrid, Manchester City, Bayern Munique, Liverpool, Internazionale, Chelsea, Borussia Dortmund e Barcelona;
- Pote 2: Arsenal, Bayer Leverkusen, Atlético de Madrid, Atalanta, Villarreal, Juventus e Eintracht Frankfurt;
- Pote 3: Tottenham, PSV, Ajax, Napoli, Sporting, Olympiacos, Slavia Praga e Marseille;
- Pote 4: Monaco, Galatasaray, Union Saint-Gilloise, Athletic Bilbao e Newcastle.
Ainda se lembra como funciona o sorteio?
Na passada temporada, a Liga dos Campeões sofreu uma total 'revolução', passando da tradicional fase de grupos para uma fase de liga única, na qual cada uma 36 equipas participantes disputa um total de oito jogos. Os oito primeiros classificados apuram-se diretamente para os oitavos de final, os 16 seguintes são remetidos para um playoff e os 12 últimos são automaticamente eliminados das competições europeias.
O sorteio é realizado, individualmente, para cada formação, que, com o simples premir de um botão, vê automaticamente atribuídos oito adversários, dois de cada um dos potes (resultando em quatro jogos em casa e outros tantos fora de portas), com apenas duas limitações: um clube não pode defrontar um outro do mesmo país, nem mais de dois da mesma nação.
O calendário
A primeira jornada irá realizar-se entre 16 e 18 de setembro, a segunda entre 30 de setembro e 1 de outubro, a terceira entre 21 e 22 de outubro, a quarta entre 4 e 5 de novembro, a quinta entre 25 e 26 de novembro e a sexta entre 9 e 10 de dezembro. As duas últimas ficam reservadas para 2026, sendo que a sétima será entre 20 e 21 de janeiro, e a oitava a 28 de janeiro.
Os playoffs realizar-se-ão entre 17 e 25 de fevereiro, os oitavos de final entre 10 e 18 de março, os quartos de final entre 7 e 15 de abril, e as meias finais entre 28 de abril e 6 de maio. Já a tão aguardada final, que terá lugar na capital húngara de Budapeste, terá lugar a 30 de maio.
Leia Também: 'Bacalhau' da Noruega dá passaporte ao Benfica para playoff da Champions