Há mais uma novela com sotaque sueco no futebol mundial. Depois de todo o drama em torno de Viktor Gyokeres, que assinou pelo Arsenal depois de uma greve feita no Sporting, chegou a vez do compatriota Alexander Isak recorrer à mesma tática para pressionar o Newcastle a permitir a sua saída.
O primeiro jogo oficial dos magpies, nesta nova época 2025/26, acontece já no próximo sábado no reduto do Aston Villa, na 1.ª jornada da Premier League, e o avançado sueco deverá ficar da lista de convocados do treinador Eddie Howe.
Não propriamente por opção técnica, mas por vontade própria de Alexander Isak que recusou jogar na pré-temporada de forma a forçar a sua saída para o Liverpool neste verão.
As negociações entre os dois clubes parecem estar agora num impasse e o goleador sueco já admite, inclusive, ficar parado caso o Newcastle não o deixe sair nesta janela de transferências. Segundo revela The Athletic, esta terça-feira, Isak considera que o seu ciclo no Newcastle está mais do que encerrado e não admite a possibilidade de voltar a vestir dos magpies por mais uma temporada.
O avançado sueco de 25 anos acredita que foi claro ao informar o clube inglês que queria sair neste mercado de transferências, já depois de saber que não iria receber uma oferta para renovar o contrato atual, em vigor até 2028, em virtude das limitações do fair play financeiro da UEFA que o Newcastle está a enfrentar.
Liverpool estuda nova oferta?
O Liverpool é o grande interessado em Alexander Isak - também por conta de ser dos poucos clubes do mundo capaz de pagar aquilo que o Newcastle pede -, mas tarda em apresentar uma nova oferta depois de uma primeira 'nega' no início de agosto.
Nessa altura, os responsáveis do atual campeão inglês colocaram em cima da mesa uma oferta no valor de quase 130 milhões de euros, mas a direção do Newcastle recusou a mesma e apontou para os 170 milhões, escudando-se na necessidade de arranjar um nome de peso para ocupar a vaga de Isak no plantel.
A importância de Alexander Isak no Newcastle é, de facto, demasiado evidente. Nas três temporadas ao serviço do conjunto inglês, o avançado contabilizou um saldo de 62 golos e foi figura determinante na conquista da Taça da Liga inglesa em 2024/25, bem como na conquista do acesso à fase regular da Liga dos Campeões.
No verão de 2022, refira-se, o Newcastle comprou Isak à Real Sociedad por cerca de 70 milhões de euros. Três anos depois, o emblema de St. James' Park pede sensivelmente o dobro.
Gyokeres como exemplo?
Alexander Isak terá agora de aguardar pelo desfecho das negociações entre Newcastle e Liverpool, tal como acontecera com Viktor Gyokeres. O compatriota também se recusou a apresentar na pré-temporada do Sporting e acabaria por ver consumada, com sucesso, a mudança para o Arsenal. Os gunners pagaram 65,8 milhões de euros fixos aos leões, que podem encaixar, ainda, mais 10,3 milhões mediante objetivos de fácil concretização.
Visto como um ídolo no Sporting, devido à quase centena de golos que marcou em duas épocas, Gyokeres deixou Alvalade pela porta pequena, com muitos dos adeptos a reprovarem a forma como precipitou a sua saída. Algo que Alexander Isak quererá, aparentemente, replicar.
Leia Também: Benfica avisa interessados. Pavlidis só sai por 100 milhões de euros