Na recente campanha eleitoral, o presidente dos minhotos assumiu o ciclo 2025-2029 como o mais ambicioso de sempre do Sporting de Braga, frisando de forma inequívoca a meta de ser campeão nacional até ao último ano desse quadriénio.
Para 2025/26, e para dar início a esse projeto, Salvador foi buscar à equipa técnica dos ingleses do Manchester City o treinador Carlos Vicens, adjunto de Pep Guardiola durante quatro temporadas contribuindo para três títulos da Premier League dos 'citizens'.
O técnico espanhol, de 42 anos, o primeiro estrangeiro a ser contratado por António Salvador em 22 anos como presidente do Sporting de Braga, estreia-se no papel principal no banco de suplentes e, apesar de assumir Guardiola como um "mentor", frisou querer criar nos bracarenses uma identidade própria.
Ao seu dispor, terá um plantel com vários reforços que constituem o maior investimento de sempre do clube, quase 30 milhões de euros (ME), contabilizando a opção de compra exercida em junho por Fran Navarro (três ME) ao FC Porto, após o empréstimo inicial em janeiro.
Dois jogadores representam a 'fatia de leão' desse 'bolo': o avançado espanhol Pau Víctor (ex-FC Barcelona, de Espanha, 12 ME) e o médio costa-marfinense Mario Dorgeles (ex-Nordsajaelland, da Dinamarca, 11 ME), agora os dois jogadores mais caros da história do Sporting de Braga.
Chegaram ainda aos 'arsenalistas' o defesa central sueco Lagerbielke, que jogou na época passada nos neerlandeses do Twente por empréstimo dos escoceses do Celtic (2,57 ME), o guarda-redes marroquino Alaa Bellaarouch (ex-Estrasburgo, da França, 300 mil euros) e o jovem médio brasileiro Moscardo (19 anos), a custo zero, emprestado pelos franceses do Paris Saint-Germain.
A equipa não perdeu, até ao momento, nenhum dos seus principais ativos, merecendo nota a saída de jogadores com muitos anos de clube como o guarda-redes Matheus (para os sérvios do Estrela Vermelha) ou o médio André Horta (para os espanhóis do Almería), que já tinham sido emprestados na segunda metade da época passada a Ajax e Olympiacos, respetivamente.
Os minhotos 'rechearam' os cofres com Djibril Soumaré para os ingleses do Sheffield United (um ME de imediato e cláusula de compra obrigatória de 8,5 ME sobre o médio senegalês), com o avançado espanhol Roberto Fernández, para o Espanyol (6,2 ME) ou com o lateral sueco Joe Mendes para os turcos do Samsunspor (1,2 ME), estando na calha ainda a saída de Banza, ponta-de-lança que não conta para Vicens.
A estreia dos minhotos na I Liga 2025/26 está agendada para domingo, com a receção ao Tondela, campeão da última edição da II Liga e recém-promovido ao escalão principal.