Procurar

Presidente da SAD do AVS promete honrar legado de Jorge Costa

O presidente da SAD do AVS, Rubens Takano Parreira, prometeu hoje honrar o legado de Jorge Costa, falecido aos 53 anos, vítima de paragem cardiorrespiratória, e dirigiu palavras de conforto ao filho, David Costa, colaborador do clube avense.

Presidente da SAD do AVS promete honrar legado de Jorge Costa

© Getty Images

Lusa
05/08/2025 19:45 ‧ há 2 meses por Lusa

Desporto

Jorge Costa

"O Jorge Costa foi o treinador que escolhermos para dar início a um projeto que começava quase do zero na Vila das Aves. Na verdade, ele foi o treinador em quem nós acreditámos, mas também o treinador que acreditou em nós", afirmou o dirigente, numa declaração dirigida aos órgãos de comunicação social. 

 

Rubens Parreira evocou a temporada 2023/24, a última de Jorge Costa como treinador, como "um ano de muito sucesso e muitos desafios, mas sempre lado a lado".

"Soubemos sempre do desejo dele em seguir para o FC Porto, apoiámos a decisão e ficámos muito felizes por ter conseguido continuar a carreira no clube que ele mais amava. Estava, diria, no auge da sua carreira como diretor", referiu.

O presidente da SAD considerou que "tudo o que aconteceu desde então [no AVS] teve o dedo dele" e garantiu que o clube e a Vila das Aves vão sentir profundamente a sua ausência.

"O Jorge ensinou-me muito sobre a vida e sobre o futebol português. Tenho a certeza que o FC Porto também, mas a dor mais irreparável acontecerá junto da família, que olhava para ele como um grande líder e amigo", sublinhou. 

Rubens Parreira dirigiu-se, por fim, ao filho do antigo internacional português, que permanece nos quadros do clube avense.

"Uma palavra ao David Costa. Não ao David Costa colaborador do AVS, mas ao filho David Costa, por quem tenho tanta estima. Estaremos sempre ao teu lado, terás todo o apoio necessário. Sentimos muito a tua perda e queremos que saibas que a memória do teu pai permanecerá em nós", concluiu. 

Jorge Costa, antigo jogador do FC Porto e atual diretor para o futebol profissional, morreu hoje aos 53 anos, na sequência de uma paragem cardiorrespiratória.

Segundo fonte do Hospital de São João disse à Lusa, Jorge Costa "entrou em paragem cardiorrespiratória na sala de emergência" daquele centro hospitalar, para onde foi transportado, depois de se ter sentido mal no centro de estágios do clube, no Olival, em Vila Nova de Gaia.

Jorge Costa representou os 'dragões' em 383 jogos oficiais, entre 1992 e 2005, e capitaneou o emblema durante várias épocas, tendo conquistado uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA, uma Taça Intercontinental, oito títulos de campeão nacional, cinco Taça de Portugal e cinco Supertaças.

Pela seleção principal portuguesa foi internacional 50 vezes, tendo ainda conquistado o Mundial de sub-20 de 1991.

Leia Também: AVS manifesta "choque e profunda consternação" de Jorge Costa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si