"Foi com choque e profunda consternação que o AVS Futebol SAD recebeu a notícia do falecimento de Jorge Costa, figura incontornável dos anos dourados do futebol português, e treinador responsável pela subida desta sociedade à I Liga, em 2023/24", pode ler-se no comunicado divulgado pelo clube nas redes sociais.
O emblema nortenho expressou ainda "as mais sentidas condolências a todos os amigos, portistas e avenses, de forma particular ao seu filho, David Costa, 'head scout' e analista da família avense".
"Neste momento difícil, resta a recordação de um jogador, treinador e dirigente com elevada competência, de uma pessoa com princípios fortes e um carisma inigualável. O futebol português e mundial está de luto, mas a memória e o exemplo de Jorge Costa estarão sempre presentes, pelo legado que deixou e os amigos que conquistou", acrescenta o comunicado, divulgado em reação à morte de Jorge Costa, que liderou o seu último projeto como treinador no AVS.
O antigo jogador do FC Porto e atual diretor para o futebol profissional morreu hoje aos 53 anos, na sequência de uma paragem cardiorrespiratória.
Segundo fonte do Hospital de São João disse à Lusa, Jorge Costa "entrou em paragem cardiorrespiratória na sala de emergência" daquele centro hospitalar, para onde foi transportado, depois de se ter sentido mal no centro de estágios do clube, no Olival, em Vila Nova de Gaia.
Jorge Costa representou os 'dragões' em 383 jogos oficiais, entre 1992 e 2005, e capitaneou o emblema durante várias épocas, tendo conquistado uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA, uma Taça Intercontinental, oito títulos de campeão nacional, cinco Taça de Portugal e cinco Supertaças.
Pela seleção principal portuguesa foi internacional 50 vezes, tendo ainda conquistado o Mundial de sub-20 de 1991.
Leia Também: Charlton aponta Jorge Costa como "um dos melhores centrais" do clube