Ex-capitão do Liverpool protagoniza gesto tocante em honra de Diogo Jota

Já depois de ter trocado o Liverpool pelo Brighton, James Milner optou por escolher a camisola com o número 20 para a nova época e não hesitou em explicar que a decisão se prendeu a uma homenagem a Diogo Jota.

LONDON, ENGLAND - MAY 14: (THE SUN OUT, THE SUN ON SUNDAY OUT) Diogo Jota and James Milner of Liverpool with the Emirates FA Cup at the end of The FA Cup Final match between Chelsea and Liverpool at Wembley Stadium on May 14, 2022 in London, England. (Pho

© Getty Images

Miguel Simões
01/08/2025 19:11 ‧ ontem por Miguel Simões

Desporto

Brighton

Quase um mês após a trágica morte de Diogo Jota, James Milner decidiu, esta sexta-feira, passar a vestir a camisola número 20, ao serviço do Brighton & Hove Albion, em jeito de homenagem ao antigo companheiro de equipa no Liverpool, que morreu na sequência de um acidente de viação, no passado dia 3 de julho, onde seguia acompanhado pelo irmão André Silva, ex-Penafiel.

 

"Ouvi dizer que o número 20 estava disponível. Quis fazer isso [mudar de número] como um marco de respeito, obviamente, em homenagem a Diogo Jota. Foi um jogador incrível com quem tive a felicidade de poder jogar", começou por explicar em declarações aos canais oficiais do clube onde se encontra há dois anos, após ter deixado o Liverpool.

"Era um grande amigo também. É uma grande honra envergar este número na Premier League este ano", acrescentou de seguida o médio de 39 anos, que também já jogou em equipas como Newcastle, Aston Villa e Manchester City.

Recorde-se que James Milner e Diogo Jota partilharam balneário em Anfield, entre 2020 e 2023, sendo que o antigo capitão dos reds já se encontrava em Liverpool desde 2015, ele que acabou por ser um dos ícones do mundo do futebol a marcar presença no funeral de Diogo Jota e André Silva.

Tragédia abalou o mundo do futebol

Recorde-se que, no passado dia 3 de julho, Diogo Jota encontrava-se a caminho de Inglaterra, na companha do irmão André Silva, já depois de ter sido aconselhado a deslocar-se de automóvel (e só depois de ferry), em vez de avião, por motivos de saúde. Em função da mais recente intervenção cirúrgica aos pulmões a que foi submetido, já depois da conquista de Portugal na Liga das Nações, o ex-avançado do Liverpool recebeu indicação para não fazer a deslocação de avião, de forma a evitar a pressão da cabine, pelo que o plano passava por chegar a Santander, em Espanha, partindo num barco com destino a Portsmouth, num percurso de cerca de 30 horas.

O fatal acidente aconteceu na A-52, na zona de Zamora, a cerca de 350 quilómetros desse local, na sequência de um despiste que terá sido causado pelo rebentamento de um pneu, enquanto era realizada uma ultrapassagem, seguindo-se um incêndio. Os últimos resultados da investigação da Guarda Civil espanhola apontaram ainda para um possível excesso de velocidade.

O funeral aconteceu no passado dia 5 de julho, em Gondomar, num momento que atraiu muitas personalidades ligadas ao mundo do desporto, desde os plantéis de Liverpool e Penafiel (onde jogavam Diogo Jota e André Silva, respetivamente) a diversos internacionais portugueses. As homenagens multiplicaram-se desde então e, há sensivelmente duas semanas, o conjunto liderado por Arne Slot não esqueceu o antigo jogador, num jogo particular frente ao Preston North End, com momentos arrepiantes.

Homenagem a Diogo Jota e André Silva no Algarve teve presenças especiais

Homenagem a Diogo Jota e André Silva no Algarve teve presenças especiais

Dupla de futebolistas portugueses, que morreu em Espanha no passado dia 3 de julho, foi alvo de uma emotiva homenagem nos minutos que antecederam a Supertaça entre Sporting e Benfica.

Rodrigo Querido | 22:06 - 31/07/2025

Diogo Jota representava atualmente o emblema de Anfield, onde jogava desde a temporada 2020/21, tendo disputado 182 jogos pelos reds e marcado 62 golos. Em Portugal, o minhoto jogou com a camisola do Paços de Ferreira antes de ser transferido para o Atlético de Madrid, altura em que foi emprestado ao FC Porto, onde ficou apenas uma temporada antes de ser novamente emprestado para Inglaterra, para representar o Wolverhampton, que militava no Championship, tendo ficado a título definitivo por uma quantia de 14 milhões de euros.

Depois de mais duas temporadas ao serviço do Wolves, rumou a Liverpool por cerca de 45 milhões de euros, onde tinha estado nas últimas cinco temporadas (com destaque para a conquista da mais recente Premier League), enquanto se prepara para iniciar a sexta época pelo clube de Anfield. Tudo aconteceu após um mês em que o antigo avançado, de 28 anos, conquistou a sua segunda Liga das Nações, ao serviço de Portugal, para além de se ter casado no passado dia 22 de junho, deixando três filhos, na sequência do fatal acidente.

Leia Também: Homenagem a Diogo Jota e André Silva no Algarve teve presenças especiais

Leia Também: Arrepiante. Fãs do Liverpool recordam Diogo Jota com 'show' de lanternas

Leia Também: Luis Díaz diz 'adeus' ao Liverpool com referência tocante a Diogo Jota

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Morreu António Vaz, antigo guarda-redes de Sporting e FC Porto

Óbito

Morreu António Vaz, antigo guarda-redes de Sporting e FC Porto

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Novo CEO da Renault não vai revolucionar estratégia do grupo

Renault

Novo CEO da Renault não vai revolucionar estratégia do grupo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas