Luis Díaz é reforço do Bayern Munique. O antigo jogador do FC Porto foi oficializado esta quarta-feira e vai custar cerca de 75 milhões de euros aos cofres dos campeões da Bundesliga alemã. O extremo colombiano deixa o Liverpool após três temporadas e meia.
Os moldes do negócio serão feitos com uma verba fixa de cerca de 70 milhões de euros, com o restante valor a ser pago mediante o cumprimento de determinados objetivos. Luis Díaz vai assinar um contrato até junho de 2029.
"Significa muito para mim fazer parte do FC Bayern – é um dos maiores clubes do mundo. Quero ajudar a equipa com o meu estilo de futebol e com a minha personalidade. O meu objetivo é conquistar todos os títulos possíveis - vamos trabalhar para isso todos os dias como uma equipa", afirmou o colombiano à comunicação do clube bávaro.
Lucho is here! ️
— FC Bayern (@FCBayernEN) July 30, 2025
FC Bayern sign Luis Díaz. ️
https://t.co/pFoss6k3zd#MiaSanMia #ServusLuis pic.twitter.com/ND0AutmmUt
O internacional pela Colômbia vai 'imitar' Viktor Gyokeres e irá envergar a camisola 14 na sua nova etapa em território germânico.
"Luis Díaz é um jogador com experiência internacional, de grande qualidade, excelentes habilidades e muita confiabilidade. Ele vai ajudar a nossa equipa imediatamente. Estamos felizes por ter conseguido trazê-lo para o Bayern. Transferências como esta funcionam quando tudo se encaixa. Os nossos adeptos podem esperar um jogador excecional", confessou Max Eberl, diretor do futebol do Bayern.
𝘽𝙞𝙚𝙣𝙫𝙚𝙣𝙞𝙙𝙤, 𝙗𝙖𝙡𝙡𝙚𝙧 🇨🇴 #ServusLuis pic.twitter.com/BKUsTmdW4k
— FC Bayern (@FCBayernEN) July 30, 2025
FC Porto observou e tem lucro a caminho
Este processo que foi atentamente acompanhado... pelo FC Porto, clube que o avançado representou, entre julho de 2019 e janeiro de 2022, quando foi vendido, precisamente, aos reds, a troco de 45 milhões de euros, verba que poderia ascender aos 60 milhões de euros, mediante o cumprimento de objetivos desportivos.
Durante a estadia em Anfield Road, o jogador de 28 anos de idade somou 41 golos e 16 assistências ao cabo de 148 partidas oficiais. Pelo meio, conquistou, ainda, uma Premier League, uma Taça de Inglaterra, uma Supertaça de Inglaterra e duas Taças da Liga.
Feitas as contas, dos 15 milhões de euros a que a SAD azul e branca poderia ainda ter direito, mediante o rendimento desportivo do atleta natural de Barrancas, encaixou quatro milhões de euros. No entanto, a contabilização a esta transferência não ficará por aqui.
Isto porque, a confirmar-se a partida rumo à Allianz Arena, o 'cafetero' ainda renderá mais 375 mil euros, valor que diz respeito ao mecanismo de solidariedade da FIFA. Significa isto que o 'bolo' da transferência do FC Porto para o Liverpool, há cerca de três anos e meio, ficará fechado em 49,375 milhões de euros.
[Notícia atualizada às 09h24]
Leia Também: Bayern Munique fecha o 'bolo'. Eis o que rende Luis Díaz ao FC Porto