Luis Díaz está na iminência de tornar-se no terceiro reforço de verão do Bayern Munique, seguindo as pisadas de Jonathan Tah (adquirido ao Bayer Leverkusen, por dois milhões de euros) e Tom Bischof (comprado ao Hoffenheim, por 300 mil euros), de acordo com as informações adiantadas pelo jornalista alemão Florian Plettenberg, especializado em questões relacionadas com o mercado de transferências.
Neste momento, o acordo com o Liverpool é "total", depois de os campeões ingleses em título terem rejeitado a proposta inicial formalizada pelos alemães, e contempla o pagamento de uma verba na ordem dos 75 milhões de euros. À espera, na Allianz Arena, o internacional colombiano tem um contrato válido até junho de 2029.
Está, desta maneira, praticamente concluído um processo que foi atentamente acompanhado... pelo FC Porto, clube que o avançado representou, entre julho de 2019 e janeiro de 2022, quando foi vendido, precisamente, aos reds, a troco de 45 milhões de euros, verba que poderia ascender aos 60 milhões de euros, mediante o cumprimento de objetivos desportivos.
Durante a estadia em Anfield Road, o jogador de 28 anos de idade somou 41 golos e 16 assistências ao cabo de 148 partidas oficiais. Pelo meio, conquistou, ainda, uma Premier League, uma Taça de Inglaterra, uma Supertaça de Inglaterra e duas Taças da Liga.
Feitas as contas, dos 15 milhões de euros a que a SAD azul e branca poderia ainda ter direito, mediante o rendimento desportivo do atleta natural de Barrancas, encaixou quatro milhões de euros. No entanto, a contabilização a esta transferência não ficará por aqui.
Isto porque, a confirmar-se a partida rumo à Allianz Arena, o 'cafetero' ainda renderá mais 375 mil euros, valor que diz respeito ao mecanismo de solidariedade da FIFA. Significa isto que o 'bolo' da transferência do FC Porto para o Liverpool, há cerca de três anos e meio, ficará fechado em 49,375 milhões de euros.
A full agreement has been reached between Bayern and Liverpool on a permanent deal for Luis #Díaz. A breakthrough was achieved after a second offer was submitted, as revealed on Friday.
— Florian Plettenberg (@Plettigoal) July 27, 2025
Contract until 2029. The total fee is €75 million. Diaz expected to travel within the… pic.twitter.com/aacbwd9jrF
No top5 das maiores vendas do FC Porto
Com este valor, Luis Díaz isola-se na quinta posição das maiores vendas alguma vez feitas pelo FC Porto. Uma tabela cuja liderança é, neste momento, partilhada por Otávio e Nico González, cujas transferências para Al Nassr e Manchester City, respetivamente, renderam qualquer coisa como 60 milhões de euros.
Seguem-se as saídas de Éder Militão e Wenderson Galeno, para Real Madrid e Al-Ahli Jeddah, respetivamente, a troco de 50 milhões de euros, e logo depois a do internacional colombiano para o Liverpool, que supera as de Eliaquim Mangala (para o Manchester City) e James Rodríguez (para o Monaco), ambas por 45 milhões de euros.
Liverpool 'esfrega as mãos'
O Liverpool é, ainda assim, o clube que mais beneficia com esta transação, do ponto de vista financeiro, uma vez que lhe permite, praticamente, duplicar o valor total que já tinha encaixado, este verão, nas vendas de Jarell Quansah (para o Bayer Leverkusen, por 35 milhões de euros), Caoimhín Kelleher (para o Brentford, por 14,8 milhões de euros), Trent-Alexander Arnold (para o Real Madrid, por dez milhões de euros) e Nat Phillips (para o West Bromwich Albion, por 3,5 milhões de euros).
Leia Também: Slot explica ausências de Luis Díaz e Darwin no jogo diante do AC Milan