Árbitro expulsa guarda-redes por pedir assistência: "Um roubo, c******"

O jogo entre o Internacional e o Vasco da Gama ficou marcado por uma expulsão algo caricata e pouco vista no futebol mundial, com o guarda-redes a pedir assistência e o árbitro a expulsá-lo por estar a perder tempo.

Fernando Diniz Vasco da Gama

© Reuters

Davide Rodrigues Araújo
28/07/2025 08:16 ‧ há 6 dias por Davide Rodrigues Araújo

Desporto

Brasil

Aconteceu o impensável no Brasileirão. Na noite deste domingo, no jogo entre o Internacional e o Vasco da Gama, o árbitro da partida Flávio Rodrigues de Souza acabou por expulsar Léo Jardim por acumulação de amarelos, com o segundo a suscitar muitas críticas por parte da comitiva do Vasco da Gama.

 

O que se passou foi que o juíz do encontro viu que o guardião brasileiro estava no chão enquanto os visitantes faziam algumas alterações já perto do final. O árbitro terá ido avisar, já após o momento das substituições que se o guarda-redes não se levantasse naquele momento, iria levar o segundo amarelo e ser expulso, sem dar autorização à equipa médica para entrar dentro do relvado para assistir o jogador.

Como isso não aconteceu, Léo Jardim acabou por ser expulso e o Vasco ficou reduzido a 10 unidades para os minutos finais do jogo, que acabaram por ser fatais no resultado, já que estavam a vencer e sofreram o golo do empate aos 90+1' por intermédio de Johan Carbonero.

O treinador Fernando Diniz não se conteve nos comentários e pediu critério igual: "Em relação à expulsão, criou uma nova jurisprudência no futebol. Inadmissível o Flávio fazer o que ele fez aqui hoje. Não tem cabimento. É a coisa que mais vai ser falada do jogo. Foi um bom jogo. Não me lembro de uma expulsão dessas na minha carreira como jogador ou treinador", começou por dizer o técnico em declarações citadas pela Globo Esporte.

"Ele não é médico. O Léo Jardim estava falando que estava com dor. Se ele se magoou, não é problema dele (Flávio). Ainda tem falta de critério, porque no primeiro tempo tem a imagem do massagista do Inter mandando o Rochet cair no chão, porque estávamos melhores que eles. O Roger fez algumas alterações. Nem critério ele teve. Quero ver quantos goleiros vão ser expulsos", continuou antes de contar o sucedido.

"O Jardim me disse que ele falou: "levanta, senão vou te expulsar". Ele é o único corajoso? Queremos ter uma relação amigável com a arbitragem. Mas contra o Grêmio tivemos um lance determinante, que o árbitro interrompe um ataque do David, e deixamos dois pontos no caminho. Hoje, ele foi determinante de novo. O de hoje é muito pior. Não tem cabimento sob nenhum aspecto. Ele disse que estava com dor na perna. Aí ele vai lá e expulsa o jogador. Ou não acontece mais, ou acontece sempre. Não queremos sermos beneficiados, queremos critério", concluiu.

Já o ponta-de-lança Pablo Vegetti, capitão de equipa, na flash após o jogo, disparou contra a arbitragem, alegando um "roubo" que mudou o jogo: "Acontece com todos os guarda-redes em todo o mundo. O que ele (árbitro) fez hoje, nós fomos roubados. A expulsão decidiu o jogo, uma loucura. Eu quero que vocês falem, porque senão falamos nós e saímos prejudicados. Trabalhamos para c******... Inacreditável o que aconteceu, inacreditável. Gostaria que vocês falassem, uma loucura", analisou.

"Foi um roubo, c******... Estamos cansados disso. Contra o Grêmio, pénalti em São Januário e não marca. Agora, expulsa o guarda-redes, inacreditável. Queria que vocês falassem, o que aconteceu hoje... Não tenho palavras para explicar", atirou.

Já o clube de Rio de Janeiro pediu mesmo o afastamento do árbitro Flávio Rodrigues de Souza, em comunicado oficial: "O Vasco da Gama repudia, com veemência, a atuação desastrosa do árbitro Flavio Rodrigues de Souza na partida deste domingo (27/07), contra o Internacional, em Porto Alegre, válida pelo Campeonato Brasileiro.

Será que é só erro ou incompetência? Quando os equívocos da arbitragem se repetem e tiram, de forma direta, quatro pontos consecutivos do Vasco da Gama, essa pergunta precisa ser respondida, com urgência, por quem comanda a arbitragem brasileira. O Vasco da Gama tomará todas as medidas administrativas cabíveis junto à Comissão de Arbitragem da CBF e estará, já nesta segunda-feira, na sede da entidade para protocolar nova representação oficial. 

O afastamento do árbitro Flavio Rodrigues de Souza deve ser imediato ou iremos continuar acumulando um histórico de decisões polêmicas e recorrentes prejuízos a clubes e ao bom andamento do campeonato. Se isso não ocorrer, mina-se a confiança de atletas, profissionais, torcedores e investidores. O Vasco da Gama não aceitará calado. Vai cobrar explicações, mudanças e responsabilidade. Porque futebol se decide na bola, e não no apito", pode ler-se no comunicado.

Desta forma, o Vasco acabou por ficar na 15.ª posição da tabela, com os mesmos pontos que o Santos, ainda que, caso tivesse vencido, ficava com 17 pontos e mais confortável nesta luta para não descer à Serie B. O Internacional, por sua vez, conseguiu um ponto importante e está com 20 pontos no 10.º lugar, que dá acesso direto à fase de grupos da Taça Sul-Americana.

Leia Também: Flamengo não perdoa e 'rouba' a liderança a Leonardo Jardim

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Tragédia no Gerês. Futebolista brasileiro morre afogado em praia fluvial

Óbito

Tragédia no Gerês. Futebolista brasileiro morre afogado em praia fluvial

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Co-fundador da Tesla desiludido com a falta de carro acessível

Tesla

Co-fundador da Tesla desiludido com a falta de carro acessível

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas