"Quando já temos 41 anos é normal que se pense em encerrar a carreira"

O internacional português José Fonte assumiu hoje pensar já no final da carreira, mas encontra-se focado em ajudar o Casa Pia a melhorar ainda mais o desempenho da última época na I Liga de futebol.

RIO MAIOR, PORTUGAL - APRIL 12: José Fonte of Casa Pia AC warming up prior to the Liga Portugal Betclic match between Casa Pia AC and FC Porto at Estádio Municipal de Rio Maior on April 12, 2025 in Rio Maior, Portugal. (Photo by Maciej Rogowski/Eurasia Sp

© Getty Images

Lusa
24/07/2025 14:11 ‧ há 2 dias por Lusa

Desporto

José Fonte

"Possivelmente [será o último ano]. Não quero estar aqui tão cedo a garantir nada, mas, quando já temos 41 anos, é normal que se pense em encerrar a carreira. De momento, penso apenas em melhorar a condição física e fazer uma época melhor do que a última, se possível, e ajudar a minha equipa. O fim chegará naturalmente e tenho pensado muito nisso, mas o presente é aqui a jogar e a treinar", expressou.

 

Em declarações durante uma manhã aberta à comunicação social, no estágio dos 'gansos' numa unidade hoteleira em Quarteira, no Algarve, José Fonte abordou a renovação do contrato com a "vontade de ambas as partes em seguir a aventura".

"A última época foi excelente, de recordes, mas já ninguém se lembra. Teremos de provar outra vez que somos bons e que temos mérito no que conseguimos no ano passado. Só com melhores resultados, classificação e performance nós vamos de novo ser falados e dar-nos-ão mérito. O foco é ser melhor e continuar a crescer. É isso que temos feito todos os dias", salientou o capitão de equipa, que fez 26 jogos no último ano.

José Fonte destacou a política de continuidade adotada no Casa Pia durante este 'mercado', com apenas três reforços apresentados e poucas saídas, por enquanto, o que confere estabilidade para a estreia na I Liga, perante o bicampeão Sporting.

"Temos de jogar contra todas as equipas e estamos a preparar-nos todos os dias para começar a época da melhor forma. Somos uma equipa mais estável do que no início da última época. Temos muita continuidade do ano passado, isso é bom. Agora, é continuar a treinar no máximo e melhorar para, desde a primeira partida, mostrarmos as intenções que temos para esta temporada", disse o defesa central.

José Fonte passou na carreira por Sporting B, Felgueiras, Vitória de Setúbal, Paços de Ferreira, Estrela da Amadora e Sporting de Braga, os ingleses do Crystal Palace, Southampton e West Ham, os chineses do Dalian Pro e os franceses do Lille, mas agradece aos companheiros no Casa Pia por lhe darem motivação para continuar.

"Tenho de dar o crédito todo aos meus companheiros e ao espírito que temos. Os mais jovens ajudam-me a querer estar aqui e continuar. Eles puxam por mim e nós conseguimos mutuamente tirar o melhor de nós todos os dias, com a ajuda desta equipa técnica e 'staff' também. Só assim conseguimos o que queremos", frisou.

O avançado brasileiro Cassiano, de 36 anos, melhor marcador do Casa Pia na última época, com 11 golos, pretende "dar sequência na presente temporada ao trabalho realizado na anterior" e destacou que "mais importante do que os golos é ajudar a equipa a ganhar jogos".

Cassiano assinalou o facto de o plantel ser praticamente o mesmo, o que é importante para dar sequência ao trabalho realizado, e abordou o início de campeonato, frente a 'leões' e 'dragões': "Gosto de jogos grandes e é bom defrontar os grandes logo no início do campeonato e conseguir pontuar. Vamos trabalhar para conseguir um bom início de campeonato".

Já o médio guineense Renato Nhaga, de 18 anos, considerou a sua integração no plantel principal "um passo muito importante", depois de ter participado em três jogos do Casa Pia na última época e de ter assinado contrato de profissional ainda com idade de júnior.

"A minha estreia pela equipa principal foi incrível. Foi um momento muito especial, ainda por cima depois de ter sido o mais jovem de sempre a assinar contrato como profissional no clube", referiu o jogador, que já foi chamado à seleção principal da Guiné Bissau.

O Casa Pia, que concluiu a última edição da I Liga no nono posto, com 45 pontos, inicia a campanha de 2025/26 com uma receção ao bicampeão nacional Sporting, a realizar-se no Estádio Municipal de Rio Maior, a partir das 20:15 de 08 de agosto.

[Notícia atualizada às 15h58]

Leia Também: João Pereira aponta consistência como fator de transição para o Casa Pia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

De Tavira a Bora Bora. As férias de sonho de João Neves e Madalena Aragão

Madalena Aragão

De Tavira a Bora Bora. As férias de sonho de João Neves e Madalena Aragão

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

GP da Bélgica: Verstappen supera Piastri e Norris e vence Sprint

Fórmula 1

GP da Bélgica: Verstappen supera Piastri e Norris e vence Sprint

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas