FC Porto ao 'ataque'. Farioli arranca nova era à 'caça' de goleador

Arranque dos trabalhos de preparação para a temporada 2025/26 contou com os três reforços de verão: o guarda-redes João Costa, o defesa Dominik Prpic e o médio Gabri Veiga. O avançado Borja Sainz está prestes a chegar.

Primeiro dia FC Porto 2025/26

© FC Porto

Miguel Simões
12/07/2025 07:21 ‧ há 4 dias por Miguel Simões

Desporto

FC Porto

É uma nova era no FC Porto. Após uma época atribulada, 'dividida' entre Vítor Bruno e Martín Anselmi, chegou a vez de Francesco Farioli mostrar o que vale no comando técnico dos dragões, já no arranque dos trabalhos de preparação para a temporada 2025/26.

 

O primeiro dia de pré-época no Olival contou com a presença de 29 jogadores às ordens do técnico italiano, esta sexta-feira, com destaque para a inclusão dos três reforços de verão: o guarda-redes João Costa, o defesa Dominik Prpic e o médio Gabri Veiga.

Com 'caras novas' em três setores do terreno, fica apenas a restar o ataque, numa altura em que Borja Sainz é apontado como o potencial primeiro reforço ofensivo, cuja apresentação até poderá acontecer já este sábado.

O extremo de 21 anos está prestes a deixar o Norwich City, do Championship, após uma temporada em que totalizou 19 golos em 43 partidas, de forma a ser mais um espanhol a brilhar na frente de ataque azul e branca, onde se encontra Samu Aghehowa em destaque.

Um atrás do outro. Há mais um reforço à vista no FC Porto

Um atrás do outro. Há mais um reforço à vista no FC Porto

Borja Sainz viaja para Portugal ainda esta sexta-feira, de forma a juntar-se ao FC Porto, agora orientado por Francesco Farioli, que contará já com os reforços João Costa e Dominik Prpic, para além de Gabri Veiga.

Notícias ao Minuto | 07:37 - 11/07/2025

Em sentido inverso estão os nomes de André Franco, Fábio Cardoso, Romário Baró e Samuel Portugal, que não fizeram parte dos 29 jogadores que se apresentaram às ordens do treinador italiano, pelo que deverão estar de saída do plantel que irá à luta na nova temporada.

Os guarda-redes Diogo Costa, Claúdio Ramos, João Costa e Diogo Fernandes, os defesas João Mário, Martim Fernandes, Otavio, Nehuén Pérez, Zé Pedro, Dominik Prpić, Gabriel Brás, Francisco Moura e Zaidu, os médios Vasco Sousa, Stephen Eustáquio, André Oliveira, Marko Grujic, Tomás Pérez, Alan Varela, Rodrigo Mora, Gabri Veiga e Iván Jaime e os avançados Pepê, Gonçalo Borges, William Gomes, Ángel Alarcón, Danny Namaso, Deniz Gul e Samu Aghehowa cumpriram os habituais exames médicos no FC Porto.

Villas-Boas recorre a solução pouco vista com Pinto da Costa no FC Porto

Villas-Boas recorre a solução pouco vista com Pinto da Costa no FC Porto

André Villas-Boas provocou a terceira mudança no comando técnico do FC Porto desde que sucedeu a Pinto da Costa, tratando-se do segundo treinador estrangeiro consecutivo, algo que já não acontecia há muito tempo.

Miguel Simões | 07:08 - 07/07/2025

Será mesmo o "maior mercado de sempre" do FC Porto?

A promessa de "maior mercado de sempre" foi feita por André Villas-Boas, na passada segunda-feira, precisamente durante a apresentação de Francesco Farioli como novo treinador dos dragões, sendo que, para já, o FC Porto tem estado realmente imparável na janela de transferências de verão.

"A partir do momento que se determina uma decisão e um caminho é preciso que apareça sustentado nas vitórias e no método. Isso não aconteceu infelizmente, com o máximo respeito que tenho para com Vítor Bruno e Anselmi. Há uma parte que está relacionada com mudanças no plantel, com reforços que irão acontecer. Não havia dúvidas de que o início da época que a equipa que pusemos à disposição nos garantia sucesso", começou por referir o presidente do FC Porto.

"Maior mercado de sempre". AVB fez promessa, mas o que mostra o passado?

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, deixou a garantia de que este poderia vir a ser o mercado de transferências mais dispendioso na história dos dragões para dar a equipa certa para Francesco Farioli consiga ter sucesso esta temporada.

Davide Rodrigues Araújo | 07:20 - 08/07/2025

"O FC Porto foi obrigado a operar em janeiro de determinada forma para que fosse viável. Há uma parte de compromisso desporto que perdemos devido à sustentabilidade financeira. Temos a facilidade agora de poder operar no mercado. Vai permitir outro nível de investimento. Podemos estar perante o melhor mercado da história do FC Porto", rematou de seguida André Villas-Boas.

Resta agora perceber que outras entradas e saídas poderão ser concretizadas até ao fecho do mercado de verão, não esquecendo ainda o possível regresso de Francisco Conceição, que esteve cedido à Juventus na última época. Para já, o próximo alvo parece ser um goleador. O resto virá a seguir.

Leia Também: De Farioli a Villas-Boas. FC Porto arrancou pré-época entre sorrisos

Leia Também: "Lucho pode devolver o ADN ao FC Porto, mas é preciso muito mais..."

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Família Conceição defendida no FC Porto: "A estupidez devia ter limites"

Nuno Lobo

Família Conceição defendida no FC Porto: "A estupidez devia ter limites"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Renault Rafale Presidencial. O novo carro oficial do presidente francês

Emmanuel Macron

Renault Rafale Presidencial. O novo carro oficial do presidente francês

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas