Powered bySolverde
Disclaimer

"Não vale a pena pensar em muitos golos e não fazermos o primeiro"

O selecionador Francisco Neto afirmou hoje que Portugal tem de encarar a Bélgica com o objetivo de marcar o primeiro golo e só depois pensar em dilatar a vantagem, para, eventualmente, atingir os 'quartos' do Euro2025 feminino de futebol.

SION, SWITZERLAND - JULY 10: Francisco Neto, Head Coach of Portugal, speaks to the media during the Portugal Press Conference ahead of the UEFA Women's EURO 2025 Group B match between Portugal and Belgium at Stade de Tourbillon on July 10, 2025 in Sion, S

© Getty Images

Lusa
10/07/2025 21:14 ‧ há 3 horas por Lusa

Desporto

Francisco Neto

Para chegar à fase a eliminar pela primeira vez, a seleção lusa tem de ultrapassar a eliminada Bélgica, que a Itália, segundo colocada, perca com a líder e já apurada Espanha, e ainda de recuperar o atraso que tem na diferença de golos (1-6 contra 2-1 das transalpinas).

 

"Não vale a pena estar a pensar em muitos golos e não fazermos o primeiro. Estamos a jogar com uma equipa acima de nós no ranking, são sempre jogos equilibrados e é uma equipa que tem as suas ambições. Não querem sair daqui em último lugar do grupo, vamos ter de sofrer e trabalhar mesmo muito para conseguir ganhar", perspetivou Francisco Neto, na conferência de imprensa de antevisão ao duelo de sexta-feira, da derradeira jornada do Grupo B, em Sion.

O selecionador reforçou que a "primeira preocupação" da equipa das 'quinas' é "procurar os três pontos e, em função do que o jogo for ditando, aumentar o número de golos".

Sobre o sistema em que Portugal vai apostar frente às belgas, Neto não quis alongar-se, preferindo olhar mais para o estilo de jogo da seleção adversária.

"O [sistema] 3x5x2 dá-nos coisas muito boas e já ganhámos na Bélgica com 3x5x2, mas é perceber se [as belgas] vão ter uma avançada ou duas, uma média mais por dentro ou médias a saírem mais alto e a irem pelo corredor. É uma equipa supercompetente", analisou.

A rotação na baliza lusa foi um assunto abordado com os jornalistas na antevisão ao jogo, mas o técnico recusou adiantar sobre em que irá recair a sua escolha, depois de Patrícia Morais ter sido titular diante da Itália e Inês Pereira na estreia com a Espanha.

"Amanhã [sexta-feira] iremos tomar a decisão, assim como as jogadoras de campo. Somos das poucas seleções que faz o que nós fazemos [na baliza] e será sempre em função do que vamos sentindo e que é ideal para aquele jogo. Estamos muito confiantes com o trabalho das duas", justificou.

A seleção nacional soma apenas um ponto, num grupo liderado pela Espanha, com seis e já apurada para os 'quartos', seguida da segunda posicionada Itália, com quatro. A Bélgica é última, sem qualquer ponto.

Portugal e Bélgica defrontam-se na sexta-feira, em Sion, a partir das 21:00 locais (20:00 em Lisboa), para a partida da terceira e última jornada do Grupo B, que será dirigida pela sueca Tess Olofsson.

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

FC Porto revela camisola de homenagem a Diogo Jota

Diogo Jota

FC Porto revela camisola de homenagem a Diogo Jota

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Volante roubado e detenções marcaram Fórmula 1 em Silverstone

Fórmula 1

Volante roubado e detenções marcaram Fórmula 1 em Silverstone

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas