A praia de Caxias acordou, esta quinta-feira, com uma obra de homenagem a Diogo Jota e André Silva no areal, precisamente uma semana depois do trágico acidente em Zamora, Espanha, que roubou a vida aos dois irmãos futebolistas. A obra foi da autoria de Bruno Maurício, artista que tem utilizado a areia como forma de fazer arte.
"Homenagem ao Diogo Jota e André. Na areia deixei um desenho. O Diogo Jota adorava jogar PlayStation — era ali que também se divertia. Hoje, fiz a capa de um jogo só para ele. Porque certos jogadores nunca saem do jogo — apenas mudam de nível. Para o Diogo e para o irmão, onde quer que estejam", escreveu Bruno Maurício, nas redes socais, revelando ainda o resultado final de uma obra que atraiu todas as atenções de quem for ali passava.
O arista recorreu à paixão de Jota por videojogos para fazer uma capa de um conhecido simulador de futebol, da EA Sports, colocando o avançado luso de costas com a camisola 20 - que já foi eternizada no Liverpool -, ao mesmo tempo que colocou uma braçadeira com o nome André no braço direito.
Homenagens não abrandam
Uma semana depois da tragédia, as homenagens continuam a chegar um pouco por todo o mundo. Na noite de ontem, quarta-feira, nos Estados Unidos da América, Gonçalo Ramos marcou o quarto e último golo do PSG frente ao Real Madrid (4-0), e recorreu ao festejo de Diogo Jota para homenagear o colega de seleção, ao mesmo tempo que selou a passagem do conjunto francês à final do Mundial de Clubes.
Por sua vez, em Gondomar celebrou-se, também ontem, a missa do sétimo dia de Diogo Jota e André Silva, com várias figuras do futebol mundial a marcarem presença. Luis Díaz e Alisson, colegas do Liverpool que haviam falhado o funeral, marcaram presença na Igreja Matriz, tal como Pedro Proença, Daniel Carriço, Diogo Costa ou Ricardo Carvalho.
Our coaching staff and players remember Diogo.
— Wolves (@Wolves) July 10, 2025
pic.twitter.com/kV5FxMCNK8
Já nesta quinta-feira, o plantel do Wolverhampton, liderado pelo treinador português Vítor Pereira, também prestou homenagem a Diogo Jota, junto ao memorial construído pelos adeptos dos Wolves junto ao Molineux. Afinal de contas, Jota passou três anos da carreira a vestir a camisola dos lobos e foi um dos principais responsáveis pelo regresso do clube à Premier League.
Em Liverpool, em Anfield, também se sucedem as visitas ao memorial de Jota. Nas últimas horas, Cody Gakpo, avançado do Liverpool, Adam Lallana, ex-jogador dos reds, ou Billy Hogan, CEO do Liverpool, quiseram prestar tributo ao avançado português.
Leia Também: Vítor Pereira lidera homenagem do Wolverhampton a Diogo Jota