Natural de Almería, município do sul de Espanha, mas com dupla nacionalidade da Guiné-Bissau, Tomás Mendes fez quase toda a formação no Alavés, estreando-se pela equipa principal, então na Liga espanhola, em 2021/22.
Na temporada passada esteve ao serviço da equipa B do Alavés, tendo atuado em 31 jogos e feito um golo e duas assistências.
Internacional por diversas vezes nas seleções jovens de Espanha, Tomás Mendes é um médio defensivo, que tem forte capacidade no transporte de bola.
Em declarações divulgadas no site oficial do Alverca, Tomás Mendes admitiu que o ingresso no Alverca "é o passo perfeito" na sua carreira: "Quero ajudar o clube e a cidade. Vim para mostrar o que valho", afirmou.
Tomás Mendes é o 12.º reforço anunciado pelo Alverca, após as contratações de Chiquinho (ex-Wolverhampton), Davy Gui (ex-Dijon), Felipe Lima (ex-Flamengo), Ikker Julian (ex-Azuriz), André Paulo (ex-Oliveira do Hospital), Steven Baseya (ex-Estrasburgo), Tiago Leite (ex-Fafe), Gian Franco Cabezas (ex-Deportivo de Cali), Isaac James (ex-Lorient), Cédric Nuozzi (ex-Genk) e Junior Mendes (ex- Guingamp).