Afinal, o Lyon, orientado por Paulo Fonseca, não vai ser despromovido ao segundo escalão do futebol francês. A decisão foi revertida, esta quinta-feira, pela Comissão de Recursos, anulando a decisão inicial da Direção Nacional de Controlo e Gestão (DNCG), anunciada pela Liga francesa de futebol profissional (LFP).
"O Olympique Lyonnais felicita a decisão de hoje da DNCG em manter o clube na Ligue 1. O OL agradece à Comissão de Recursos por reconhecer a ambição da nova administração do clube, determinada em garantir uma gestão mais séria no futuro", pode ler-se no comunicado do Lyon.
A decisão surge três semanas depois de o clube ter sido relegado pela DNCG para a segunda divisão (Ligue 2), por incumprimento dos pressupostos financeiros para se manter na elite do futebol gaulês.
"A decisão de hoje é o primeiro passo para restaurar a confiança no Olympique Lyonnais. Podemos agora concentrar a nossa atenção nos nossos objetivos desportivos, preparando-nos totalmente para a próxima temporada", acrescentou o clube.
Entretanto, a Federação Francesa de Futebol (FFF) também confirmou a anulação da despromoção.
Este volte-face acontece depois de o Lyon ter recorrido da despromoção e de ter, ainda em junho, nomeado presidente a empresária norte-americana Michele Kang, em substituição do compatriota John Textor, acionista maioritário, que apresentou a demissão do cargo.
"Michele [Kang] é a escolha ideal para dirigir o Lyon na próxima fase e tenho plena confiança nela e no Lyon, que será mais forte com a sua liderança", referiu Textor, citado pelo clube aquando da nomeação da sua sucessora.
A norte-americana, de 66 anos, era presidente e proprietária do OL Lyonnes, equipa feminina do clube, e membro do conselho de administração do Eagle Football Group, que gere todas as atividades do Lyon.
Nestas semanas, Michele Kang tinha em mãos o processo de recurso junto da Direção Nacional de Controlo de Gestão.
Nous restons en Ligue 1
— Olympique Lyonnais (@OL) July 9, 2025
L’Olympique Lyonnais se félicite de la décision, rendue ce jour par la DNCG, de maintenir le Club en Ligue 1.
Má notícia para o Benfica?
O volte-face na situação do Lyon pode representar um duro golpe nas pretensões do Benfica, que encontra-se a tentar contratar Thiago Almada, jogador emprestado ao conjunto francês pelo Botafogo.
[Notícia atualizada às 15h21]
Leia Também: Thiago Almada já deu o 'sim' ao Benfica. Falta convencer John Textor