"Precisamos de jogadores que elevem o nível. Em breve teremos novidades"

O novo treinador do Rio Ave, Sotiris Silaidopoulos, admitiu hoje que o clube, da I Liga de futebol, precisa de reforços para elevar o nível competitivo da equipa, mas elogiou a base do plantel mantida da época passada.

ATHENS, GREECE - MAY 29: Sotiris Silaidopoulos, Assistant Coach of Olympiakos, poses for a portrait with the UEFA Europa Conference League trophy after the UEFA Europa Conference League 2023/24 final match between Olympiacos FC and ACF Fiorentina at AEK A

© Getty Images

Lusa
04/07/2025 12:56 ‧ 04/07/2025 por Lusa

Desporto

I Liga

O novo treinador do Rio Ave, Sotiris Silaidopoulos, admitiu hoje que o clube, da I Liga de futebol, precisa de reforços para elevar o nível competitivo da equipa, mas elogiou a base do plantel mantida da época passada.

 

"Precisamos sempre de jogadores que venham elevar o nível da equipa. É algo em que estamos a trabalhar em conjunto com o departamento de 'scouting' e com as pessoas responsáveis. E penso que em breve teremos novidades", afirmou o técnico grego, que esta semana iniciou os trabalhos de pré-época em Vila do Conde.

Silaidopoulos, de 46 anos, destacou a importância de ter herdado um núcleo estruturado, algo que, antecipou, irá poupar tempo na adaptação e facilitar a implementação de ideias táticas e comportamentais.

"Qualquer treinador dirá sempre que precisa de mais jogadores, mas estamos satisfeitos com o núcleo que temos e tentámos manter essa base da época passada, o que é muito importante para mim, para começar com coesão", completou o técnico, na primeira entrevista dada à Comunicação Social desde que assumiu o cargo.

Apesar de ser a sua primeira experiência no futebol português, o técnico grego salientou que está longe de partir do zero, recordando confrontos recentes contra equipas nacionais nas competições europeia, quando estava ao serviço do Olympiacos, e mostrou-se atento à realidade da I Liga, garantindo estar a estudar ao pormenor as exigências da competição.

"No ano passado jogámos contra o Sporting de Braga na Liga Europa e também já jogámos contra o FC Porto. E, claro, vi muitos jogos da nossa equipa da época passada. Estou a tentar preparar-me o melhor possível para as dificuldades da liga, porque sei que é uma competição de alto nível e muito exigente", partilhou.

Para reforçar esse processo de adaptação, o técnico conta com a colaboração de elementos portugueses na sua equipa técnica, que o ajudarão a compreender melhor os contextos e rotinas específicas do campeonato nacional.

"Ter alguns portugueses na minha equipa técnica, como o [Augusto] Gama e possivelmente o Vítor Gomes, vai ajudar-nos bastante a estarmos prontos e a conhecermos os pequenos detalhes que são importantes sobre esta liga", completou.

Relativamente à integração no clube, Silaidopoulos descreveu os primeiros dias como muito positivos, enaltecendo tanto a estrutura como o espírito dos jogadores.

"Tenho de agradecer a todos pela forma como me receberam. O ambiente é muito positivo e estou mesmo feliz e entusiasmado por estar aqui. O grupo é muito bom, as relações entre os jogadores são saudáveis, e isso dá-nos um impulso extra. Estou bastante satisfeito com o espírito dos jogadores e com a intensidade que demonstram nos treinos", afirmou.

Confrontado com as expectativas dos adeptos, o técnico recusou fazer promessas sobre resultados ou classificações, optando por destacar a entrega, o profissionalismo e a vontade de construir uma época que fique na história do clube.

"A única coisa que podemos prometer é um compromisso de trabalhar a 100% para a equipa e para o clube. O meu objetivo é fazer uma época que, daqui a alguns anos, todos se lembrem dela com boas sensações e com carinho. Isso é o mais importante para mim", desabafou.

Quanto ao modelo de jogo, Silaidopoulos desvalorizou a rigidez dos sistemas táticos, explicando que a sua abordagem está centrada em princípios claros de identidade coletiva, coragem e mentalidade vencedora.

"Para mim, não se trata tanto da formação [tática]. Isso é apenas um ponto de partida. O mais importante são os princípios. Quero uma equipa corajosa, uma equipa com capacidade para ganhar jogos, que demonstre o caráter e a personalidade necessários para vencer", concluiu.

A equipa da foz do Ave, que cumpre um estágio em Guimarães, tem este sábado o primeiro ensaio da pré-temporada, com um jogo-treino frente a uma seleção de jogadores que alinham no futebol popular de Vila do Conde.

Leia Também: Rio Ave arranca nova época com novo treinador mas sem reforços

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Filha de Victoria Beckham segue passos da mãe... na maquilhagem

Victoria Beckham

Filha de Victoria Beckham segue passos da mãe... na maquilhagem

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting39
2Moreirense39
3Sp. Braga26
4FC Porto26
5Benfica26
6Famalicão26
7Arouca34
8Casa Pia23
9Gil Vicente23
10Vitória SC33
11Rio Ave22
12Estoril21
13Estrela21
14C.D. Nacional31
15AVS20
16Alverca20
17Santa Clara20
18Tondela30
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

"Sobrevivência" é "o mais importante" para a chinesa Nio

carros elétricos

"Sobrevivência" é "o mais importante" para a chinesa Nio

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas