"Lyon? É preciso saber a proveniência desses investidores..."

Hermínio Loureiro, antigo presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), considerou hoje que as regras financeiras de licenciamento dos clubes têm de ser cumpridas sem olhar ao peso dos clubes, como aconteceu com os franceses do Lyon.

US CEO and owner of Olympique Lyonnais (OL) John Textor arrives for a press conference at the Groupama Stadium in Decines-Charpieu on May 9, 2023, the day after he decided to end the contract of OL's historic CEO Jean-Michel Aulas. Jean-Michel Aulas' depa

© Getty Images

Lusa
25/06/2025 16:03 ‧ 25/06/2025 por Lusa

Desporto

França

Hermínio Loureiro, antigo presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), considerou hoje que as regras financeiras de licenciamento dos clubes têm de ser cumpridas sem olhar ao peso dos clubes, como aconteceu com os franceses do Lyon.

 

O Lyon, treinado pelo português Paulo Fonseca, foi despromovido à II Liga francesa por não ter cumprido os pressupostos financeiros de inscrição no primeiro escalão, com Hermínio Loureiro a lembrar que "as regras financeiras e as regras da transparência são cada vez mais importantes no contexto da procura da verdade desportiva".

"É fundamental que se cumpram as regras, o manual do licenciamento dos clubes. Há também, como é do conhecimento, regras ao nível da UEFA, que têm a ver com a participação dos clubes nas competições da UEFA. Mas aqui, cada liga, cada organização, tem as suas regras, tem as suas normas, tem os seus regulamentos e, portanto, independentemente da grandeza do clube, há que perceber quem cumpre e quem não cumpre", referiu, à agência Lusa.

Hermínio Loureiro lembrou que já houve casos em Portugal de clubes, que, "por incumprimentos, não puderam depois participar na competição para a qual estavam devidamente habilitados do ponto de vista desportivo".

"Para isso é que há comissões de auditoria. Por exemplo, na Liga Portuguesa de Futebol Profissional há uma comissão de auditoria que propõe à direção da liga quem são os clubes que têm ou não têm condições para participar nas competições, de acordo com os regulamentos. Portanto, é como digo, há que cumprir as regras, independentemente da grandeza, da história do clube", assumiu.

O Lyon é detido pelo norte-americano John Textor, que também tem uma participação maioritária nos brasileiros do Botafogo, igualmente treinados por um português, Renato Paiva, com Hermínio Loureiro a dizer que, na questão da multipropriedade de clubes, as regras "têm que ser o mais claras possíveis".

"É preciso saber a proveniência desses investidores, de onde é que vem o dinheiro, porque também, como digo, a regra da transparência aí é fundamental. E tem que ser, claramente, uma regra cada vez mais a ser adotada. Se calhar, vale a pena também a uniformização dos regulamentos e a UEFA tem um papel importante, a UEFA e a FIFA, na regulação", considerou.

Em Portugal, já foi criada legislação sobre os investidores em sociedades desportivas, com o antigo secretário de Estado do Desporto a dizer que tem havido a preocupação de "perceber quem são os investidores, de onde é que vem o dinheiro".

"As regras hoje são completamente diferentes e há um nível de exigência também completamente diferente. Mas isso é bom que aconteça, porque é preciso perceber a proveniência e, neste caso, a licitude dos investidores e do dinheiro que é aplicado", disse.

Leia Também: Lyon, de Paulo Fonseca, despromovido à 2.ª divisão francesa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Nasceram as filhas gémeas de Pedro Gonçalves (estiveram 1 mês internadas)

Pedro Gonçalves

Nasceram as filhas gémeas de Pedro Gonçalves (estiveram 1 mês internadas)

Liga portuguesa

ClubeJPts
1FC Porto13
2Famalicão13
3Sp. Braga13
4Arouca13
5Gil Vicente13
6Sporting13
7Moreirense13
8Estoril11
9Estrela11
10Benfica00
11Rio Ave00
12Alverca10
13AVS10
14C.D. Nacional10
15Casa Pia10
16Santa Clara10
17Tondela10
18Vitória SC10
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

MotoGP volta com o GP da Áustria. Os horários para seguir Miguel Oliveira

MotoGP

MotoGP volta com o GP da Áustria. Os horários para seguir Miguel Oliveira

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas