Benfica adia decisão sobre expulsão de sócio de Luís Filipe Vieira

Águias emitiram um comunicado oficial, defendendo que a próxima reunião da direção, presidida por Rui Costa, depende dos compromissos da equipa de futebol no Mundial de Clubes, nos Estados Unidos.

LISBON, PORTUGAL - 2019/07/10: Luis Filipe Vieira (L), President of SL Benfica and Rui Costa (R), Sports Director of SL Benfica during the Pre-Season football match 2019/2020 between SL Benfica vs Royal Sporting Club Anderlecht.
(Final score: SL Benfica

© Getty Images

Luis Júnior
22/06/2025 18:13 ‧ 22/06/2025 por Luis Júnior

Desporto

Benfica

O Benfica confirmou, este domingo, que os serviços jurídicos do clube estão a analisar a ata relativa à Assembleia Geral de 27 de 2019, que pode espoletar a abertura de um processo disciplinar a Luís Filipe Vieira, que apertou o pescoço a um associado.

 

O ex-presidente do clube da Luz enfrenta agora a possibilidade de expulsão de sócio, algo que irá ser analisado pela direção, presidida por Rui Costa.

De acordo com nota oficial emitida, todos terão direito a ser ouvidos e o processo não deverá ser concluído antes do final do ano. A próxima reunião da direção encarnada irá depender dos compromissos dos comandados de Bruno Lage no Mundial de Clubes, nos Estados Unidos.

Leia o comunicado na íntegra:

Em face de um conjunto de informações imprecisas e especulativas publicadas hoje na comunicação social, o Sport Lisboa e Benfica esclarece o seguinte:
1. De acordo com informações prestadas aos sócios pelo Presidente da Direção na última AG, os serviços jurídicos do SLB avaliaram o teor da ata n.º 6, tendo sido proposta a abertura de um processo de inquérito;

2. ⁠No âmbito desse processo, todos os envolvidos terão oportunidade de se pronunciarem, no respeito pelo princípio do contraditório;

3. Não se prevê que o processo seja concluído, sem embargo da sua instrução atempada, antes do final do ano de 2025, pelo que qualquer especulação a esse respeito não assenta em factos;

4. A próxima reunião de Direção será calendarizada em breve, considerando os compromissos no Mundial de Clubes.

Bomba à vista. Luís Filipe Vieira quer regressar à presidência do Benfica

Bomba à vista. Luís Filipe Vieira quer regressar à presidência do Benfica

Antigo presidente do clube da Luz pondera apresentar uma candidatura e já recolhe apoios para o ato eleitoral previsto para o próximo mês de outubro. Direção liderada por Rui Costa vai discutir a expulsão de sócio.

Rodrigo Querido | 08:50 - 22/06/2025

Mais um adversário para Rui Costa?

Entretanto, o jornal O Jogo avançou que Luís Filipe Vieira está a preparar-se para voltar a concorrer à presidência do clube da Luz, estando mesmo na reta final da preparação de uma candidatura às eleições que estão marcadas para outubro do presente ano civil.

Após a vitória no início do século XXI, Luís Filipe Vieira venceu mais cinco atos eleitorais seguidos, tendo abandonado o cargo no verão de 2021, no meio de várias acusações de que foi alvo no processo Cartão Vermelho. Seria substituído de forma interina pelo então vice-presidente Rui Costa, após ter sido detido, acabando por pedir renúncia ao cargo.

Marco Galinha comenta com ironia à recandidatura de Luís Filipe Vieira

O empresário reagiu com humor à noticia do O Jogo. "Sem qualquer condenação judicial, preparem-se: ele é uma forte possibilidade Expulsá-lo de sócio? Como travar a onda da Nazaré com as palmas das mãos. O Benfica merece mais — vitórias, dignidade e ambição. Seja qual for o candidato, quantos mais melhor. O sistema entrou em pânico. Isto não estava nos seus planos", referiu.

Até ao momento, Cristóvão Carvalho, Martim Mayer, João Noronha Lopes e João Diogo Manteiras já estão na corrida à presidência das águias.

Leia Também: Benfica prepara Bayern Munique e há um pormenor que salta à vista

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Mulher e filhos de Diogo Jota estão em Liverpool e vão assistir a jogo

Diogo Jota

Mulher e filhos de Diogo Jota estão em Liverpool e vão assistir a jogo

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting13
2FC Porto13
3Famalicão13
4Sp. Braga13
5Arouca13
6Gil Vicente13
7Moreirense13
8Casa Pia23
9Estoril11
10Estrela11
11Benfica00
12Rio Ave00
13Alverca10
14C.D. Nacional10
15Santa Clara10
16Tondela10
17Vitória SC10
18AVS20
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Eis o piloto de eleição para Emerson Fittipaldi: "Leva o carro às costas"

Max Verstappen

Eis o piloto de eleição para Emerson Fittipaldi: "Leva o carro às costas"

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas