Procurar

Mauro Xavier quer Orkun Kokçu castigado: "Tem de haver consequências"

Potencial candidato à presidência do Benfica não esquece o que aconteceu com o médio no Mundial de Clubes. Internacional turco confrontou Bruno Lage após ter sido substituído frente ao Auckland City.

Mauro Xavier quer Orkun Kokçu castigado: "Tem de haver consequências"

© Reprodução/Instagram Mauro Xavier

Rodrigo Querido
21/06/2025 16:28 ‧ há 3 meses por Rodrigo Querido

Mauro Xavier, provável candidato às eleições para a presidência do Benfica, que se encontram agendadas para outubro deste ano, recorreu, na sexta-feira, às redes sociais para falar do momento polémico protagonizado por Bruno Lage e Orkun Kokçu, durante o jogo entre o Benfica e Auckland City, da segunda jornada do grupo C do Mundial de Clubes.

 

Poucos minutos depois de ter acontecido esta situação, Mauro Xavier recorreu à conta na rede social Instagram para defender que o internacional turco deve ser castigado pelos responsáveis do clube da Luz, apesar de reconhecer que o treinador das águias também não foi feliz nesta situação.

"Mal Kokçu. Mal Lage. O Mundial de Clubes é uma oportunidade para internacionalizar o Benfica e afirmar a sua marca. Lage não pode reagir da forma que reagiu ao comportamento errático de Kokçu. E desvalorizar o gesto do jogador foi outro erro", começou por escrever o empresário.

"No Benfica, este tipo de atitude não pode passar em branco. O jogador tem de ser multado ou alvo de outra ação disciplinar - tem de haver consequências. Sem autoridade, não há liderança. Sem liderança, não há qualidade. Benfica Primeiro", concluiu.

Notícias ao Minuto A publicação de Mauro Xavier© Reprodução/Instagram Mauro Xavier  

O que aconteceu ao certo

Lage envolveu-se num momento de maior tensão aquando da substituição do médio internacional turco. Kokçu foi rendido por Renato Sanches ao minuto 61, quando estava 2-0 a favor do Benfica.

Ao sair do terreno de jogo, o médio turco fez questão de expressar o seu desagrado com a decisão e saiu a reclamar com o técnico português, que não cumprimentou no caminho para o banco.

Pouco depois, Renato Sanches, recém-entrado, fez o 3-0.  Nesse momento, Lage voltou-se para o banco e disse algo ao médio turco, que ripostou, levantando-se em seguida do banco.

"Parecia um funeral". Discussão entre Bruno Lage e Kokçu já corre mundo

Momento em pleno jogo do Mundial de Clubes, no jogo entre Benfica e Auckland City (6-0), não passou despercebido lá fora, especialmente em Espanha. "Raiva", "discussão incompreensível" e "tensão palpável" são algumas das palavras utilizadas para descrever o "episódio isolado", tal como lhe chamou Bruno Lage.

Francisco Amaral Santos | 08:12 - 21/06/2025

Discussão já corre mundo

Em Espanha, por exemplo, o caso foi amplamente difundido e não faltam palavras fortes para descrever o momento de "tensão" no banco do Benfica.

"Destacar uma incompreensível discussão subida de tom entre Kokçu e Bruno Lage. O turco não gostou da troca e recriminou o treinador na área técnica. Uma troca de palavras que ia incendiando cada vez mais Kokçu, que chegou a apontar o dedo indicador para ele", pode ler-se no SPORT, numa versão também partilhada pelo AS.

Novas imagens mostram Kokçu furioso com Bruno Lage:

Novas imagens mostram Kokçu furioso com Bruno Lage: "F... you"

Momento de grande tensão no banco de suplentes do Benfica, em pleno jogo frente ao Auckland City, para a segunda jornada do Mundial de Clubes. Internacional turco não gostou de ser substituído e fez questão de o mostrar a Bruno Lage.

Notícias ao Minuto | 10:16 - 21/06/2025

Bruno Lage ignorou a questão

Perante uma discussão desta magnitude, Bruno Lage foi questionado sobre aquilo que se passou com Kokçu e acabou por desvalorizar o tema, salientando o profissionalismo do internacional turco.

"Foi a vontade de ganhar. O Kokçu ficou no banco até ao final. Queria marcar mais golos e nós entendemos que, para isso, teria que entrar o Renato Sanches que dois minutos depois fez o golo. Independentemente do que querem os jogadores, sou eu que tomo as decisões. No primeiro jogo, senti que o Renato tinha que entrar de início e o Kokçu entrou para refrescar. Hoje decidi o contrário e o Renato fez o golo. Toda a gente queria marcar mais golos e tomamos as melhores decisões para isso acontecer", afirmou Bruno Lage, na sala de imprensa, não deixando de lembrar o passado de Kokçu com o antecessor Roger Schmidt. 

Leia Também: Besiktas pode 'engordar' cofres do Benfica por conta de Gedson Fernandes

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si