Federações desportivas não apresentam os documentos de transparência

Nenhuma das 60 federações portuguesas avaliadas pelo índice de transparência no desporto apresenta na sua página na Internet todos os 15 documentos verificados neste estudo, que hoje é apresentado em Bruxelas.

Cidade do Futebol, Jamor, Oeiras, FPF, Federação Portuguesa de Futebol

© Shutterstock

Lusa
18/06/2025 08:06 ‧ há 4 semanas por Lusa

Desporto

Portugal

Esta lista, a que agência Lusa teve hoje acesso, analisou 60 estruturas de modalidades nacionais, entre as quais se destacam as representantes de golfe (FPG) e ténis (FPT), com 13 dos 15 documentos relativos à organização, métodos operacionais e atividades financeiras.

 

Com 12 dos 15 documentos disponíveis nos seus sítios na Internet seguem-se as federações de futebol (FPF), de ginástica (FGP) e de natação (FPN), enquanto que, com 11, constam as de voleibol (FPV), vela (FPV), basquetebol (FPB), lohan toa kempo e a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU).

Andebol (FAP), atletismo (FPA), patinagem (FPP) e taekwondo (PORTKD) disponibilizam 'online' 10 dos 15 documentos, mesmo assim à frente de outras estruturas de modalidades olímpicas, caso do judo (FPJ), com nove, badminton, ténis de mesa, escalada e desportos de inverno, triatlo, canoagem e remo, com oito.

Pouco mais de um terço das representações nacionais (21) coloca nas suas páginas menos de metade dos documentos verificados (sete), entre as quais as olímpicas equestre, karaté, esgrima, surf, tiro, tiro com arco e tiro com arma de caças, assim como ciclismo, esgrima e râguebi.

As federações nacionais que menos documentos apresentam são as de jiu-jitsu, com apenas três, e todos referentes à estrutura organizativa, a de squash, com quatro, a de lutas amadoras, com cinco, e as de artes marciais chinesas, paraquedismo, pesca desportiva do alto mar e xadrez, com seis.

A Confederação do Desporto de Portugal (CDP) e o Comité Paralímpico de Portugal (CPP) também só apresentam seis documentos, mesmo assim mais um do que os disponibilizados pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

A Fundação do Desporto apresenta sete e o Comité Olímpico de Portugal (COP) oito.

Centrando a análise no futebol, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) tem nove dos 15 documentos apreciados disponíveis na Internet, tantos quantos o FC Porto, mas mais um do que o Sporting (oito) e mais dois do que o Benfica (sete).

Este índice (Sport Transparency Índex) vai ser hoje lançado na Vrije Universiteit Brussel, Brussels School of Governance, por ocasião de um fórum sobre o tema ["The Sport Integrity Forum: Good Governance and Transparency in Sport"].

O Sport Transparency Índex procurou avaliar, de forma objetiva e externa, os níveis de transparência e boa governação em todas as esferas das organizações desportivas, assentes em 15 indicadores.

Entre as informações procuradas, e avaliadas, constavam seis do domínio organizacional, como a estrutura de governação, o código de conduta, a composição da administração, os seus membros, a lista de patrocinadores ou parceiros e a Assembleia Geral.

As políticas de igualdade de oportunidades e diversidade, de privacidade e segurança de dados, de proteção de denunciantes, de consulta e envolvimento de 'stakeholders' e a política sobre apostas desportivas eram os documentos de índole operacional, enquanto os aspetos sobre os dados financeiros visavam a conformidade com normas contabilísticas, a divulgação dos relatórios financeiros e as políticas de contratação pública e ainda anticorrupção.

Leia Também: Pedro Proença vai aos Estados Unidos da América apoiar FC Porto e Benfica

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Família Conceição defendida no FC Porto: "A estupidez devia ter limites"

Nuno Lobo

Família Conceição defendida no FC Porto: "A estupidez devia ter limites"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Renault Rafale Presidencial. O novo carro oficial do presidente francês

Emmanuel Macron

Renault Rafale Presidencial. O novo carro oficial do presidente francês

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas