Manuel Vilarinho devolve responsabilidade de 2000 a Noronha Lopes

O antigo presidente do Benfica Manuel Vilarinho reforçou hoje o apoio à candidatura de João Noronha Lopes para liderar os 'encarnados'.

Manuel Vilarinho

© GlobalImagens

Lusa
05/06/2025 23:57 ‧ ontem por Lusa

Desporto

Benfica

O antigo presidente do Benfica Manuel Vilarinho reforçou hoje o apoio à candidatura de João Noronha Lopes para liderar os 'encarnados', devolvendo a paixão e responsabilidade que este lhe entregou nas eleições vencidas em 2000.

 

O empresário, de 58 anos, apresentou hoje formalmente a sua candidatura para a eleição presidencial no Benfica e contou com um discurso de Manuel Vilarinho no pavilhão sobrelotado de benfiquistas, com várias centenas a terem ficado de fora.

"Conheço o meu querido amigo João Noronha Lopes desde criança, que vai dar o passo mais importante da sua vida. Um passo que ele próprio me instigou a dar, em nome dos máximos interesses do Benfica, em 2000. Devolvo-o agora, com a mesma paixão e responsabilidade que me entregaste há 25 anos", disse Vilarinho.

O ex-dirigente lembrou o que o levou a avançar para as eleições de 2000, quando "um grupo ativo e irreverente de jovens benfiquistas", onde se encontrava Noronha Lopes, "construiu uma alternativa eleitoral que enfrentasse o infame estado das coisas" e o desafiaram a presidir, num "momento gravíssimo da história" do clube.

"O João [Noronha Lopes] reúne todos os requisitos para ser o presidente que este clube precisa neste período. É benfiquista desde o berço, licenciado em Direito e gestor qualificadíssimo, com relevante currículo nacional e internacional", frisou.

Antes dos discursos de Manuel Vilarinho e João Noronha Lopes, a apresentação contou com um primeiro painel composto por vários apoiantes da candidatura: os ex-jogadores Nuno Gomes e Vítor Paneira, os humoristas Ricardo Araújo Pereira e Manuel Cardoso, o radialista Pedro Ribeiro e a cientista política Raquel Vaz-Pinto.

No início do evento, Vítor Paneira falou aos jornalistas e, tal como em 2020, apoia Noronha Lopes por acreditar "na pessoa, no projeto e na equipa que o vai rodear", sem querer cargos ou papéis no Benfica e apenas por pretender um clube melhor.

"[João Noronha Lopes] É inovador, responsável, percebe claramente de gestão e é importante ter pessoas que não precisem do Benfica. Acho que é a pessoa certa e está ali um homem capaz, que gosta do Benfica, que está acima de tudo para ele. Somos a maior instituição desportiva deste país e fomos perdendo alguns valores ao longo dos últimos anos, que temos de recuperar", apontou o antigo futebolista.

Vítor Paneira considera que a lista de João Noronha Lopes "ganhou" as eleições de 2020 e ressalvou o benfiquismo do atual presidente, Rui Costa, apesar dos erros.

"Não é a minha vertente, mas percebe-se claramente que tem sido mal gerido. O Benfica tem de ser ganhador e não pode estar tantos anos sem ganhar um título", disse, acrescentando: "O Rui Costa é um grande benfiquista, não podemos nunca esquecer isso. Cometeu alguns erros na gestão, acho que ele também percebeu já isso, mas não se põe em causa o benfiquismo. Todos gostamos do Rui Costa, mas acima do Rui Costa está o Benfica e nós aqui lutamos por um Benfica maior".

O empresário, de 58 anos, perdeu a corrida à presidência para Luís Filipe Vieira, em 2020, recebendo 34,71% dos votos, contra 62,59% do antigo líder benfiquista. Rui Gomes da Silva, também candidato, obteve somente 1,64% nesse escrutínio.

Leia Também: Festival de Cinema de Marselha com filmes portugueses em estreia mundial

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Kokçu ficou de fora do onze do ano da I Liga e já 'gozou' com a situação

Benfica

Kokçu ficou de fora do onze do ano da I Liga e já 'gozou' com a situação

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Adeus, Civic Type R: Ultimate Edition marca o fim de ícone da Honda

Honda

Adeus, Civic Type R: Ultimate Edition marca o fim de ícone da Honda

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas