Procurar

IFAB muda regra dos penáltis após bronca no Atlético-Real Madrid

Lance envolvendo Julián Álvarez continua a dar que falar.

IFAB muda regra dos penáltis após bronca no Atlético-Real Madrid

© Reuters

Notícias ao Minuto
03/06/2025 12:19 ‧ há 4 meses por Notícias ao Minuto

O International Football Association Board (IFAB) anunciou, esta terça-feira, em forma de comunicado, uma alteração à Lei 14 das Leis do Jogo da FIFA, na sequência da polémica instalada em torno do Atlético de Madrid-Real Madrid do passado dia 12 de março.

 

Na altura, recorde-se, foi necessário recorrer ao desempate por grandes penalidades para aferir a equipa que passaria aos quartos de final da Liga dos Campeões. Chegada a vez de Julián Alvaréz, a tentativa foi... anulada, visto que este escorregou e tocou duas vezes na bola, antes de esta 'beijar' o fundo das redes.

Em forma de comunicado, o organismo assume que "a situação é rara, e, não estando diretamente coberta na Lei 14, os árbitros tenderam, compreensivelmente, a penalizar o mercador por ter tocado na bola novamente, antes de tocar noutro jogador".

"Não penalizar um duplo toque acidental seria, ainda assim, injusto, uma vez que o guarda-redes pode ser colocado em desvantagem pela trajetória alterada da bola", pode ler-se. Assim sendo, em caso de ocorrência, o assunto será resolvido de uma de três maneiras.

"Se o remate tiver sucesso, é repetido; Se o remate não tiver sucesso, um pontapé indireto é atribuído (a não ser que o árbitro dê a lei da vantagem quando beneficia, claramente, a equipa que defende) ou, em caso de desempate por penáltis, é tido como desperdiçado", completa.

Leia Também: UEFA chama John Textor e ameaça Crystal Palace com medidas drásticas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si