David Moreira não queria o Sporting e acabou a 'secar' Di María. E agora?

Jogador de 21 anos de idade estreou-se pela equipa principal dos leões, e logo na final da Taça de Portugal, perante o Benfica.

OEIRAS, PORTUGAL - MAY 25:  David Moreira of Sporting CP celebrates with trophy after winning the Portuguese Cup Final at the end of the Portuguese Cup 2024/2025 - Final match between SL Benfica and Sporting CP at Estadio Nacional on May 25, 2025 in Oeira

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
29/05/2025 07:33 ‧ 29/05/2025 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

I Liga

David Moreira era, até há poucos dias, um total desconhecido para grande parte dos adeptos do futebol nacional, mas a verdade é que acabou por 'saltar' para a ribalta, no passado domingo, quando se estreou pela equipa principal do Sporting, e logo na final da Taça de Portugal.

 

Com Maxi Araújo fisicamente esgotado e em risco de ver o segundo cartão amarelo e respetivo vermelho, Rui Borges lançou o 'miúdo' de apenas 21 anos de idade para o seu lugar, já no prolongamento, na tentativa de 'segurar o forte', numa partida que culminou num triunfo sobre o Benfica, por 1-3.

A responsabilidade era elevada, mas a verdade é que o luso-caboverdiano cumpriu a missão na perfeição, ficando, sobretudo, na retina a maneira como conteve as investidas de Ángel di María pelo lado esquerdo da defesa verde e branca.

De acordo com os dados da plataforma GoalPoint, o jovem venceu três dos duelos defensivos que foi exposto, mas não se ficou por aqui. Só tentou um passe, e logo progressivo, com sucesso, e também completou uma condução com bola, um desarme e uma recuperação.

Mas, afinal, quem é David Moreira?

O atleta natural de Lisboa chegou ao Sporting na temporada 2011/12, e, daí em diante, não mais conheceu outra realidade, passando por todos os escalões de formação, até que, passados 13 anos, desfrutou da oportunidade que lhe faltava.

"Cheguei aqui com 5 ou 6 anos, lembro-me de que não queria entrar para o campo, mas o meu irmão – que também treinava no Pólo EUL – pegou em mim e meteu-me lá dentro, deram-me uma bola e foi assim que comecei", confidenciou, em 2023, quando renovou contrato.

A verdade é que esta 'teimosia' valeu a pena. David Moreira 'escalou' pelos escalões de formação do clube de Alvalade acima, e, em 2018/19, chegou mesmo a sagrar-se campeão nacional de iniciados, ao lado de jogadores como Dário Essugo, Matheus Fernandes ou Youssef Chermiti.

As boas exibições não passaram despercebidas a Rui Borges, um apreciador das suas qualidades, que, esta época, 'promoveu-o' por mais do que uma vez aos trabalhos dos 'graúdos'. O resultado final ficou, de resto, à vista, no Estádio Nacional do Jamor.

"Isto é incrível, é incrível. Se me dissessem, no princípio da époc,a que isto ia acontecer, que ia ganhar a Taça de Portugal e subir à II Liga pelo Sporting B, provavelmente, não acredita. Mas fico muito contente", desabafou, após o apito final.

A questão do contrato

A estrutura verde e branca reconhece potencial ao lateral-esquerdo, mas tem um (grande) pormenor por resolver. Falamos, claro está, da renovação, uma vez que o atual contrato entre ambas as partes termina já no próximo dia 30 de junho.

As mais recentes informações veiculadas pela imprensa desportiva nacional dava conta de uma proposta que a direção liderada por Frederico Varandas lhe terá feito chegar, no sentido de prolongar o vínculo até 2029.

O processo aparenta, de resto, já estar encaminhado, visto que, só esta temporada, David Moreira atuou ao serviço, não só da equipa principal do Sporting, como também da B (onde somou três assistências ao cabo de 21 jogos) e da de sub-23 (à qual foi chamado por dez vezes).

Leia Também: Pisão a Belotti não é caso virgem. As '1.001' polémicas de Matheus Reis

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Ataque aéreo de Israel mata o "Pelé da Palestina". Tinha 41 anos

Palestina

Ataque aéreo de Israel mata o "Pelé da Palestina". Tinha 41 anos

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Alpine vai continuar na F1? Novo CEO da Renault desfaz as dúvidas

Fórmula 1

Alpine vai continuar na F1? Novo CEO da Renault desfaz as dúvidas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas