Betis e Chelsea medem forças, esta quarta-feira, com vista ao troféu da Liga Conferência, numa final em que haverá um português em cada lado: William Carvalho nos espanhóis e Pedro Neto pelos ingleses.
O conjunto sevilhano, 6.º classificado da La Liga, foi de menos a mais na competição. Na fase de liga, terminou na 15.ª posição, o que o obrigou a disputar um playoff com o Gent. Nos oitavos de final, o Betis defrontou o Vitória SC, da I Liga portuguesa.
Na primeira mão, os vimaranenses pregaram um valente susto, com um empate (2-2). No entanto, a equipa de Luís Freire caiu (0-4) com estrondo no Dom Afonso Henriques. Na fase seguinte, o Betis confirmou o favoritismo ante os polacos do Jagiellonia.
Nas meias-finais, a equipa de Manuel Pellegrini precisou do prolongamento para eliminar a Fiorentina (agregado de 4-3). Recorde-se que esta é a primeira final europeia do Betis, que conta com o luso William Carvalho no plantel. O médio, ex-Sporting, não está, ainda assim, inscrito na competição.
Por sua vez, o Chelsea desde cedo demonstrou os créditos que o apontavam como o grande favorito a vencer a competição. O poderoso emblema londrino terminou na primeira posição da fase de liga sem derrotas e utilizando, praticamente, as segundas linhas.
Na fase a eliminar, o Chelsea continuou o seu caminho sem grande dificuldade, deixando para trás o Copenhaga, o Legia e o Djurgarden. O palmarés europeu fala por si: duas Ligas dos Campeões, duas Ligas Europas, duas Supertaças europeias, 2 Taças das Taças.
A formação de Enzo Maresca terminou a Premier League na 4.ª posição e garantiu o regresso à Liga dos Campeões. Os blues, com Pedro Neto apontando ao onze, procuram a glória europeia para terminarem com chave de ouro a época.
Importa referir que este será o primeiro confronto entre as duas formações. A final da terceira prova europeia de clubes da UEFA mais cobiçada está agendada para esta quarta-feira, a partir das 20 horas (horário de Portugal Continental), no Wroclaw, com arbitragem do bósnio Irfan Peljto, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Manuel Pellegrini
Favoritismo: "Jogando de igual para igual, acho que temos as mesmas chances de vencer o jogo que eles. Não devemos cometer nenhum erro devido à motivação excessiva. A coisa mais fácil para mim seria dizer que o Chelsea é favorito, mas acho que não."
Maior tempo de recuperação do que o adversário: "Concordo que é uma vantagem, eles tiveram um jogo muito difícil para entrar na Liga dos Campeões [frente ao Nottingham Forest] e conseguiram. Jogar quinta e domingo é normal, tenho a certeza que o Chelsea estará bem recuperado e será um adversário muito difícil."
Antony: "Estou orgulhoso, mas ele teve muito mérito. Ele tinha um desejo de vingança e conseguiu. Ele deve continuar a melhorar ainda mais sua carreira com o trabalho que está fazendo no Betis."
Enzo Maresca
Ligações ao Sevilha: "Conheci a minha esposa em Sevilha; ela é de Sevilha. O meu primeiro filho nasceu em Sevilha. Joguei no Sevilla, mas não tenho dúvidas de que quero ganhar a final. Podemos dar a este clube e a estes adeptos a oportunidade de serem o primeiro na Europa a vencer todas as principais competições de clubes da UEFA."
Importância do troféu: "A Conference League é um ponto de partida para construir uma mentalidade vencedora e, depois, tentar ganhar mais títulos."
Alerta ao plantel: "Todos os dias temos algo a provar, sem dúvida. O que fizemos [a classificação para a Liga dos Campeões] está feito. A mensagem para os jogadores é exatamente a mesma. Cada dia é uma chance de melhorar."
Últimos resultados
Betis: E-E-E-D-E
Chelsea: V-V-D-V-V
Últimos onzes
Betis: Adrián San Miguel, Aitor Ruibal, Marc Bartra, Natan, Ricardo Rodríguez, Sergi Altimira, Pablo Fornals, Antony, Isco, Jesús Rodriguez, Cucho Hernández
Chelsea: Robert Sánchez, Reece James, Tosin Adarabioyo, Levi Colwill, Marc Cucurella, Moisés Caicedo, Enzo Fernández, Noni Madueke, Cole Palmer, Jadon Sancho, Pedro Neto
Ausências
Betis: Bellerín, Diego Llorente e Marc Roca (lesionados).
Chelsea: Wesley Fofana, David Fofana e Kellyman (lesionados), Mykhailo Mudryk (suspenso por doping).
Leia Também: "Passei dias sem comer quando estava no United. Foram momentos difíceis…"