"Valorizamos a relação forte e respeitosa que mantemos com a FIFA"

A UEFA disse hoje manter uma relação "sólida e respeitosa" com a FIFA, realçando que a saída do presidente do Congresso do organismo mundial, após um atraso de Gianni Infantino, na semana passada, no Paraguai, foi um incidente isolado.

Notícia

© Getty Images

Lusa
21/05/2025 16:11 ‧ há 7 horas por Lusa

Desporto

UEFA

"Valorizamos a relação forte e respeitosa que mantemos com a FIFA, baseada na confiança mútua e na paixão partilhada pelo futebol. A relação pessoal entre os nossos dois presidentes é também muito boa, marcada pela comunicação aberta e pelo respeito mútuo", afirmou a UEFA em comunicado.

 

Segundo a entidade liderada por Aleksander Ceferin, "o recente incidente foi isolado" e não reflete a "colaboração contínua" entre as entidades.

"Continuamos empenhados em trabalhar em conjunto pelos melhores interesses do desporto", vincou a UEFA, cujo Comité Executivo reuniu-se hoje em Bilbau, horas antes da final da Liga Europa entre os ingleses Tottenham e Manchester United, comandado por Ruben Amorim e que conta com os internacionais lusos Diogo Dalot e Bruno Fernandes.

O incidente ocorreu na semana passada, devido à alteração da programação do Congresso da FIFA, no Paraguai, que começou com quase três horas de atraso devido ao atraso do voo do presidente da FIFA, Gianni Infantino, proveniente do Qatar, com algumas personalidades, como Aleksander Ceferin, a abandonarem a sala a meio dos trabalhos.

"Os nossos anfitriões, a Associação Paraguaia de Futebol, e os nossos parceiros da CONMEBOL fizeram um esforço considerável para acomodar tantos delegados, e estamos gratos pela hospitalidade. No entanto, o facto de a programação ter sido alterada à última hora para servir interesses políticos particulares prejudica o futebol e parece colocar os seus interesses em segundo plano", afirmou na altura a UEFA.

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, abriu o 75.º Congresso da FIFA, em Luque, no Paraguai, na passada quinta-feira, recém-chegado do Qatar e da Arábia Saudita, onde acompanhou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Na manhã desse dia, a FIFA anunciou que ia haver um atraso no início do Congresso, sem especificar o motivo, estimado inicialmente em aproximadamente duas horas, atraso esse que foi posteriormente prolongado.

Após o primeiro intervalo da sessão, alguns executivos, incomodados com o atraso, não voltaram à sala, como Ceferin, pelo que a sessão foi retomada com pelo menos sete cadeiras vazias na mesa presidencial.

Leia Também: Escândalo à vista. FIFA ameaça afastar Brasil do Mundial'2026

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Stephen Eustáquio, jogador do FC Porto, pede namorada em casamento

FC Porto

Stephen Eustáquio, jogador do FC Porto, pede namorada em casamento

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Estaciona o carro na rua? Os cuidados a ter para não arruinar a pintura

Automóvel

Estaciona o carro na rua? Os cuidados a ter para não arruinar a pintura

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas