Rui Costa assumiu, este sábado, o "falhanço" da temporada do Benfica ao deixar fugir o campeonato para o rival Sporting. Em declarações ao jornalistas, logo após o empate no reduto do Sp. Braga (1-1), na última jornada do campeonato, o presidente das águias fez o balanço da temporada, mas não deixou de pedir foco aos jogadores para a final da Taça de Portugal.
"Antes de mais, assumir o falhanço de não conseguirmos conquistar o campeonato, que era o grande objetivo da época. Como responsável máximo, aqui estou para assumir essa responsabilidade, num ano em que quisemos muito este título, lutámos por ele até ao fim da última jornada, mas infelizmente não fomos capazes de dar aos adeptos a alegria que eles tanto mereciam", começou por dizer Rui Costa, na zona mista do Estádio Municipal de Braga, prosseguindo.
"É um momento de grande frustração e de grande dor. Um ano de trabalho que fica marcado por esta ausência deste título. Independentemente do que vai acontecer até ao final da época, nada elimina que o objetivo principal tenha falhado. Agradecer aos adeptos, do fundo do coração, todo o apoio que deram ao longo do campeonato, mesmo nos momentos mais difíceis, terminando hoje, onde tiveram a manifestação que tiveram. Não foi por culpa dos adeptos que não conseguimos conquistar este campeonato, pelo contrário. Só posso estar grato aos adeptos e pedir desculpa por este falhanço do título que tanto queriam e que eles tanto mereciam", explicou o líder do Benfica, que negou, ainda, a notícia que dava conta que estaria a ponderar não se recandidatar nas próximas eleições do clube.
"Em relação à minha posição. Como sempre disse ao longo da temporada, apesar das notícias de ontem, não é tempo para pensar nisso quando a época não terminou. O meu foco é estar concentrado nos propósitos da equipa. Ainda temos uma Taça de Portugal para ganhar, um Mundial de Clubes para jogar e uma época para preparar. A seu tempo, saberei decidir o que é melhor para mim e para o Benfica. Nunca me coloquei em cima do Benfica. A seu tempo irei comunicar", frisou, antes de deixar uma última garantia.
"Acreditámos até ao fim e tínhamos de fazer o nosso trabalhar. Infelizmente, também não conseguimos. Não era fácil nesta jornada, porque a informação passa para dentro de campo. Não foi hoje que perdemos o campeonato. Foi uma época bastante oscilante, onde o Benfica não começou bem. Perdeu pontos nas primeiras jornadas. Tivemos alturas da época em que o campeonato parecia ter fugido das mãos, conseguimos recuperar essas desvantagem em relação ao rival, e depois nas vezes em que estivemos na frente não conseguimos segurar e dilatar a vantagem. Foi um ano atípico para todo o campeonato. Inequivocamente não fomos competentes o suficiente para nos momentos em que recuperámos desvantagens e fugir para chegar ao título. Parabéns ao Sporting, que foram mais competentes que nós", rematou Rui Costa.
Leia Também: Rui Costa acaba com as dúvidas e revela futuro de Bruno Lage