Leão de 'sete vidas'. Recorde o percurso de Eduardo Quaresma no Sporting

Defesa-central luso, formado nos leões, viveu dois empréstimos sem sucesso, antes de conseguir dar a volta por cima. Com ele no plantel principal, os leões sempre se sagraram campeões nacionais, um bom pronúncio para o jogo frente ao Benfica, este sábado, no Estádio da Luz, para a 33.ª jornada da I Liga.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
06/05/2025 07:20 ‧ há 2 horas por Notícias ao Minuto

Desporto

Sporting

Eduardo Quaresma foi, no passado domingo, o herói do suado triunfo (2-1) do Sporting na receção ao Gil Vicente na 32.ª e antepenúltima jornada. O golo apontado aos 90'+3 permitiu o leão manter a liderança da I Liga na antecâmara da visita ao Estádio da Luz, para esse importante duelo com o Benfica, com o título de campeão em jogo.

 

O jovem defesa-central, de 23 anos, está a realizar, finalmente, a temporada de afirmação total depois de ter passado por dois empréstimos consecutivos com o aval de Ruben Amorim, que tinha dúvidas não sobre a capacidade técnica, mas sim acerca da componente psicológica, relacionado com alguma falta de maturidade do jogador formado em Alcochete.

Recorde-se que Eduardo Quaresma foi um dos jovens promovidos pelo técnico Ruben Amorim à equipa principal em 2019/20. Oriundo dos sub-23, o defesa, rapidamente, impressionou e assumiu a titularidade no último terço de campeonato, no qual o Sporting terminou no 4.º lugar. 

De campeão nacional à descida de divisão no currículo

Na época seguinte, tudo foi diferente. O jovem promissor deu lugar a outra pérola formada em Alcochete, caso de Gonçalo Inácio, que juntou-se aos experientes Sebastián Coates e Luís Neto no setor mais recuado, que incluiu ainda Feddal e Matheus Reis. Assim sendo, Eduardo Quaresma fez apenas dois jogos para a I Liga, os suficientes, para, apesar de tudo, celebrar o título de campeão nacional.

Com menos espaço em Alvalade, Ruben Amorim e a direção leonina entenderam que Eduardo Quaresma tinha de evoluir fora do 'conforto' da Academia. Em 2021/22, foi cedido ao Tondela numa temporada agridoce, marcada pela descida de divisão e pela presença na final da Taça de Portugal, perdida para o FC Porto, então campeão nacional. 

Com utilização intermitente nos beirões, o jogador suspirava por um regresso a Alvalade, mas este voltou a ser negado por Ruben Amorim, que teve uma frase dura para com este: "Se não jogas no Tondela, como é que queres jogar no Sporting?", recordada por Mateus Fernandes no podcast 'Entrelinhas'. 

Alemanha foi decisiva no crescimento pessoal

Em 2022/23, Eduardo Quaresma passou por novo empréstimo, mas desta feita não em território nacional. A cedência aos alemães do Hoffenheim chegou a ser surpreendente e a escassa utilização - apenas quatro jogos - fazia indicar mais um ano perdido na sua evolução. Contudo, este aproveitou a experiência para crescer a nível pessoal, estando mais preparado para lutar por um lugar no clube do coração.

Quaresma cura galo nos descontos e Sporting 'incendeia' dérbi com Benfica

Quaresma cura galo nos descontos e Sporting 'incendeia' dérbi com Benfica

As notas do Sporting-Gil Vicente, que manteve tudo igual na liderança do campeonato.

Miguel Simões | 06:47 - 05/05/2025

Em 2022/23, Eduardo Quaresma voltou ao Sporting, tendo como objetivo impressionar Ruben Amorim na pré-temporada. Assim foi e o técnico voltou a confiar no defesa para fazer parte da equipa principal. A primeira titularidade surgiu apenas na 14.ª jornada da I Liga, no Clássico com o FC Porto, em Alvalade. Esse jogo, que culminou com a vitória dos leões por 2-0, ficou na memória pela espetacular exibição do camisola 72, que anulou por completo Galeno, um dos jogadores mais perigosos dos dragões.

A partir de então, 'Edu' conquistou não só o técnico, mas também os adeptos leoninos, maravilhados com as características físicas e futebolísticas, assente no 1x1 defensivo e na enorme condução da bola de trás para a frente. Acabou a temporada na mó de cima, com o segundo título de campeão nacional na conta pessoal.

Titular absoluto e na montra do campeonato da Europa sub-21

Na presente temporada, as características de Eduardo Quaresma já o levaram para outra função, a de lateral-direito numa defesa a quatro. No entanto, o técnico Rui Borges optou por regressar às rotinas do 3x4x3 e 'Edu' assumiu em definitivo a titularidade no lado direito do trio de defesas, relegando St. Juste para o banco de suplentes. O golo ante o Gil Vicente foi o primeiro em 2024/25, época marcada pela realização do Campeonato da Europa sub-21, no verão.

O internacional pelas camadas jovens de Portugal deverá ser um dos eleitos do selecionador Rui Jorge para a competição, que não irá contar com jogadores do Benfica e FC Porto, devido aos compromissos no Mundial de Clubes. Assim sendo, Eduardo Quaresma será um dos patrões da linha defensiva lusa e terá mais uma montra para demonstrar e confirmar a sua qualidade em torneios internacionais.

Leia Também: Quaresma cura galo nos descontos e Sporting 'incendeia' dérbi com Benfica

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Jovem tenista morre atropelado por condutora alegadamente embriagada

Óbito

Jovem tenista morre atropelado por condutora alegadamente embriagada

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3278
2Benfica3278
3FC Porto3265
4Sp. Braga3265
5Vitória SC3254
6Santa Clara3251
7Famalicão3244
8Casa Pia3242
9Estoril3242
10Rio Ave3236
11Moreirense3236
12Arouca3234
13C.D. Nacional3233
14Gil Vicente3232
15Estrela3229
16Boavista3224
17AVS3224
18Farense3224
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Miguel Oliveira ainda tem de passar um exame para voltar às pistas

MotoGP

Miguel Oliveira ainda tem de passar um exame para voltar às pistas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas