Eduardo Quaresma foi, no passado domingo, o herói do suado triunfo (2-1) do Sporting na receção ao Gil Vicente na 32.ª e antepenúltima jornada. O golo apontado aos 90'+3 permitiu o leão manter a liderança da I Liga na antecâmara da visita ao Estádio da Luz, para esse importante duelo com o Benfica, com o título de campeão em jogo.
O jovem defesa-central, de 23 anos, está a realizar, finalmente, a temporada de afirmação total depois de ter passado por dois empréstimos consecutivos com o aval de Ruben Amorim, que tinha dúvidas não sobre a capacidade técnica, mas sim acerca da componente psicológica, relacionado com alguma falta de maturidade do jogador formado em Alcochete.
Recorde-se que Eduardo Quaresma foi um dos jovens promovidos pelo técnico Ruben Amorim à equipa principal em 2019/20. Oriundo dos sub-23, o defesa, rapidamente, impressionou e assumiu a titularidade no último terço de campeonato, no qual o Sporting terminou no 4.º lugar.
De campeão nacional à descida de divisão no currículo
Na época seguinte, tudo foi diferente. O jovem promissor deu lugar a outra pérola formada em Alcochete, caso de Gonçalo Inácio, que juntou-se aos experientes Sebastián Coates e Luís Neto no setor mais recuado, que incluiu ainda Feddal e Matheus Reis. Assim sendo, Eduardo Quaresma fez apenas dois jogos para a I Liga, os suficientes, para, apesar de tudo, celebrar o título de campeão nacional.
Com menos espaço em Alvalade, Ruben Amorim e a direção leonina entenderam que Eduardo Quaresma tinha de evoluir fora do 'conforto' da Academia. Em 2021/22, foi cedido ao Tondela numa temporada agridoce, marcada pela descida de divisão e pela presença na final da Taça de Portugal, perdida para o FC Porto, então campeão nacional.
Com utilização intermitente nos beirões, o jogador suspirava por um regresso a Alvalade, mas este voltou a ser negado por Ruben Amorim, que teve uma frase dura para com este: "Se não jogas no Tondela, como é que queres jogar no Sporting?", recordada por Mateus Fernandes no podcast 'Entrelinhas'.
Alemanha foi decisiva no crescimento pessoal
Em 2022/23, Eduardo Quaresma passou por novo empréstimo, mas desta feita não em território nacional. A cedência aos alemães do Hoffenheim chegou a ser surpreendente e a escassa utilização - apenas quatro jogos - fazia indicar mais um ano perdido na sua evolução. Contudo, este aproveitou a experiência para crescer a nível pessoal, estando mais preparado para lutar por um lugar no clube do coração.
Em 2022/23, Eduardo Quaresma voltou ao Sporting, tendo como objetivo impressionar Ruben Amorim na pré-temporada. Assim foi e o técnico voltou a confiar no defesa para fazer parte da equipa principal. A primeira titularidade surgiu apenas na 14.ª jornada da I Liga, no Clássico com o FC Porto, em Alvalade. Esse jogo, que culminou com a vitória dos leões por 2-0, ficou na memória pela espetacular exibição do camisola 72, que anulou por completo Galeno, um dos jogadores mais perigosos dos dragões.
A partir de então, 'Edu' conquistou não só o técnico, mas também os adeptos leoninos, maravilhados com as características físicas e futebolísticas, assente no 1x1 defensivo e na enorme condução da bola de trás para a frente. Acabou a temporada na mó de cima, com o segundo título de campeão nacional na conta pessoal.
Titular absoluto e na montra do campeonato da Europa sub-21
Na presente temporada, as características de Eduardo Quaresma já o levaram para outra função, a de lateral-direito numa defesa a quatro. No entanto, o técnico Rui Borges optou por regressar às rotinas do 3x4x3 e 'Edu' assumiu em definitivo a titularidade no lado direito do trio de defesas, relegando St. Juste para o banco de suplentes. O golo ante o Gil Vicente foi o primeiro em 2024/25, época marcada pela realização do Campeonato da Europa sub-21, no verão.
O internacional pelas camadas jovens de Portugal deverá ser um dos eleitos do selecionador Rui Jorge para a competição, que não irá contar com jogadores do Benfica e FC Porto, devido aos compromissos no Mundial de Clubes. Assim sendo, Eduardo Quaresma será um dos patrões da linha defensiva lusa e terá mais uma montra para demonstrar e confirmar a sua qualidade em torneios internacionais.
Leia Também: Quaresma cura galo nos descontos e Sporting 'incendeia' dérbi com Benfica