Governo destaca feito inédito de João Almeida na Volta ao País Basco

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, destacou hoje a "imperial vitória" do ciclista luso, considerando a inédita conquista demonstrativa da qualidade do desporto português.

Notícia

© Getty Images

Lusa
12/04/2025 19:59 ‧ há 3 semanas por Lusa

Desporto

Ciclismo

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, destacou hoje a "imperial vitória" do ciclista João Almeida na Volta ao País Basco, considerando a inédita conquista demonstrativa da qualidade do desporto português.

 

"Imperial vitória de João Almeida na Volta ao País Basco em ciclismo. Mais um feito inédito e demonstrativo da qualidade do nosso desporto. Parabéns, João Almeida", lê-se na conta oficial do primeiro-ministro na rede social X.

O corredor da UAE Emirates, de 26 anos, tornou-se hoje no primeiro português a vencer a prestigiada prova espanhola em 64 edições, consumando o triunfo na geral após vencer a sexta e última etapa.

Almeida concluiu os 153,4 quilómetros com partida e chegada em Eibar em 3:56.54 horas, o mesmo tempo gasto pelo segundo, o espanhol Enric Mas (Movistar), que terminou como vice-campeão, a 1.52 minutos. O terceiro da geral foi o alemão Maximilian Schachmann (Soudal Quick-Step), a 1.59.

"O Governo felicita João Almeida por uma conquista inédita para o ciclismo português: a vitória na Volta ao País Basco", publicou, por sua vez, o Ministério dos Assuntos Parlamentares, que tutela o Desporto, na rede social Instagram.

Melhor voltista português da atualidade e um dos melhores de sempre, atrás de Joaquim Agostinho, Almeida, que também ganhou a quarta etapa da Itzulia, conseguiu o melhor triunfo da carreira.

A Volta ao País Basco integra o lote de sete principais corridas por etapas do WorldTour, para além das grandes Voltas, juntamente com o Paris-Nice, o Tirreno-Adriático, a Volta à Catalunha, a Volta à Romandia, o Critério do Dauphiné e a Volta à Suíça.

"É a primeira vez que um ciclista português triunfa nesta prestigiada prova internacional, um feito que honra o desporto nacional e inspira milhares de jovens atletas. Parabéns, João! Portugal pedala contigo", termina a publicação do ministério liderado por Pedro Duarte.

Leia Também: João Almeida é o primeiro português a vencer a Volta ao País Basco

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Diretor do Sp, Braga ataca arbitragem na Pedreira: "A velha questão..."

I Liga

Diretor do Sp, Braga ataca arbitragem na Pedreira: "A velha questão..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Benfica3278
2Sporting3175
3FC Porto3265
4Sp. Braga3265
5Vitória SC3254
6Santa Clara3251
7Famalicão3244
8Estoril3242
9Casa Pia3141
10Moreirense3236
11Rio Ave3133
12Arouca3133
13C.D. Nacional3233
14Gil Vicente3132
15Estrela3129
16AVS3124
17Farense3224
18Boavista3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Já pode encomendar o novo Citroën Ami e há uma surpresa

Citroën

Já pode encomendar o novo Citroën Ami e há uma surpresa

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas