Powered bySolverde
Disclaimer

FC Porto aponta o dedo à polícia após incidentes com adeptos no Dragão

Azuis e brancos emitiram comunicado nas plataformas oficiais. Duas pessoas ficaram feridas após estes incidentes.

General view inside the stadium prior to the Liga Portugal Betclic match between FC Porto and SL Benfica at Estadio Do Dragao on April 06, 2025 in Porto, Portugal. (Photo by Jose Manuel Alvarez Rey/JAR Sport Images/NurPhoto via Getty Images)

© Getty Images

Notícias ao Minuto
07/04/2025 21:23 ‧ 07/04/2025 por Notícias ao Minuto

Desporto

I Liga

O FC Porto emitiu, na noite desta segunda-feira, um comunicado oficial, a propósito do que foi a atuação policial no Clássico contra o Benfica (1-4). O jogo ficou marcado por incidentes com adeptos nas bancadas do Estádio do Dragão e que levou, inclusive, à utilização de balas de borracha para serenas os ânimos.

 

Na extensa nota, o conjunto azul e branco criticou o que foi a intervenção policial, condenando aqueles que foram os "incidentes ocorridos este domingo no Estádio do Dragão, envolvendo as forças de segurança e adeptos".

O FC Porto começa por apontar o dedo ao que foi o comportamento dos adeptos do Benfica, que atiraram artefactos pirotécnicos para uma zona onde estavam apoiantes dos portistas. Duas pessoas ficaram feridas após estes incidentes.

O conjunto azul e branco revela ainda que reuniu hoje com o Comando Metropolitano da PSP do Porto para "apurar as causas deste incidente e identificar os seus autores, bem como os motivos da intervenção protagonizada pela PSP, e imputar as devidas responsabilidades a quem terá exacerbado os poderes de atuação em vez de repor a segurança pública."

"Na sequência desta reunião, o Comando Metropolitano da PSP irá iniciar um processo de averiguações no sentido de apurar todos os factos e responsabilidades decorrentes dos diversos episódios que atentaram contra a segurança dos adeptos do FC Porto", termina a nota emitida pelo conjunto portista nas plataformas oficiais.

Eis o comunicado do FC Porto:

"O FC Porto lamenta e condena veementemente os incidentes ocorridos este domingo no Estádio do Dragão, envolvendo as forças de segurança e adeptos do Clube. 

Os incidentes foram provocados pelo lançamento de artefactos pirotécnicos por adeptos da equipa visitante para a zona da bancada ocupada por sócios e adeptos portistas.

Tal ocorrência desencadeou uma situação de pânico e apreensão junto das pessoas que assistiam ao jogo, algumas das quais crianças, e o arremesso desses objetos incandescentes originou ferimentos em duas delas. 

Ao contrário do esperado, a intervenção dos elementos das forças de segurança ali presentes mostrou-se inadequada e desproporcionada, culminando numa carga policial e no disparo de munições não-letais por um dos agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) - ferindo dois adeptos do FC Porto, que receberam assistência no local.

O Clube reuniu esta segunda-feira com o Comando Metropolitano da PSP do Porto para apurar as causas deste incidente e identificar os seus autores, bem como os motivos da intervenção protagonizada pela PSP, e imputar as devidas responsabilidades a quem terá exacerbado os poderes de atuação em vez de repor a segurança pública.

Além da exposição sobre as ocorrências deste domingo, o Clube relembrou a PSP de que este tipo de comportamentos por parte dos adeptos do SL Benfica é recorrente (não só no Estádio do Dragão) e que os diversos episódios ocorridos na madrugada anterior em vários pontos da cidade, sempre com o recurso a artefactos pirotécnicos, indiciavam a intenção de os utilizar durante o clássico - o que veio a suceder, colocando em perigo quem se deslocou ao Estádio do Dragão.

Sendo este um tema que requer especial cuidado e que está no topo das preocupações do FC Porto, o Clube demonstrou muita consternação perante o sucedido, lamentou que a ação preventiva não tenha produzido quaisquer resultados e que a resposta das autoridades tenha falhado, colocando, mais uma vez, a segurança dos portistas em risco.

Na sequência desta reunião, o Comando Metropolitano da PSP irá iniciar um processo de averiguações no sentido de apurar todos os factos e responsabilidades decorrentes dos diversos episódios que atentaram contra a segurança dos adeptos do FC Porto.

Qualquer ação que coloque em perigo a segurança dos espetadores num recinto desportivo deve ser alvo de uma atuação célere e consequente por parte das autoridades, dos clubes e de todas as entidades com responsabilidades neste campo, no sentido de banir do desporto em geral, e do futebol em particular, todos os fenómenos promotores de insegurança e de violência.

Recorde-se que esta temporada o FC Porto foi sancionado com um jogo de interdição do Estádio do Dragão por uma situação idêntica, provocada por um adepto que lançou um objeto semelhante para uma bancada repleta de público.

O Clube fica a aguardar o resultado da investigação do Comando Metropolitano da PSP, na expectativa de que os factos apurados motivem uma firme atuação de todos e de que os indivíduos responsáveis por estes atos enfrentem as consequências dos mesmos."

Leia Também: APDA ataca atuação da polícia no Dragão: "Intervenção policial abusiva"

Leia Também: Imagens mostram polícia a disparar balas de borracha no FC Porto-Benfica

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Menino ou menina? O sexo do bebé do jogador do Sporting Matheus Reis

Matheus Reis

Menino ou menina? O sexo do bebé do jogador do Sporting Matheus Reis

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

George Russell vence GP do Canadá de Fórmula 1 atrás do safety car

Fórmula 1

George Russell vence GP do Canadá de Fórmula 1 atrás do safety car

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas